segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pausa para uma questão importante!

A violência obstétrica tem que parar!!

Mais comum do que se pensa, a violência obstétrica - como o nome diz- é a violência a mulher no pré- natal, parto e puopério.

 1 em 4 mulheres já passaram por algum tipo de violência no parto.

       Dizer a mãe que não pode gritar, fazer exames de toque frequentes ou não respeita-la neste momento, induzir a uma cesárea é Violência sim! Quantas histórias eu já ouvi de mulheres que se sentiram coagidas a parir em silêncio- com medo- para os médicos não "a deixarem lá"? Quantas vezes antes de ter a Laura eu ouvi "não vai gritar na hora de parir hein? se não te deixam lá". A Minha médica- cesarista que não fez meu parto- foi a primeira dizer, seguida da minha mãe, sogra, vó e se bobiar até a vizinha. E acham "normal" se sentirem coagidas a não gritar! Eu gritei e muito! - eu tava parindo! não estava querendo chamar atenção de ninguém - que é a desculpa que os médicos dão- e fui algumas vezes, tranquilamente e educadamente sugerido para eu não gritar, sem coação, sugestão... que não segui. Berrei demais e era simplesmente porque estava afim e Fim, tava eu e meu marido, queria chamar atenção de quem?? - Mas me lembro até hoje a culpa que senti de ter gritado depois - me lembro até de ter comentado com alguém que "não fui forte suficiente" mas não me lembro direito com quem foi. Absurdo a gente ter essa ideia de que não pode fazer algo no próprio trabalho de parto! Isso tem que parar!

O parto é da MULHER e ela deve parir do jeito que quiser e como quiser! - morte as frases de medo e repulsa dita pelos médicos em um momento que deve ser só amor e carinho!.

Se você também foi vítima de violência obstétrica, por menos que tenha sido e por mais que tenham passado anos, comente! vamos mudar a realidade obstétrica deste país!

E para relatar bem os casos, assistam o vídeo (Casos surpreendentes, mas infelizmente super comuns!)


* se não deixaram entrar acompanhante (é violência).
*se fizeram exames de toque no pré parto sem o seu consentimento (é violência!)
*se te induzem a cesárea porque parto normal dó demais, porque seu bebê vai nascer grande, porque teve cesárea anterior, esta pélvico ou tem circular de cordão (2,3,4) ou qualquer outra desculpa que não seja indicação realmente necessária de cesárea (é violência). dica: se for fazer cesárea por que quer (sei lá por qual motivo) não marque a data, entre em Trabalho de parto, fará grande diferença para os dois no futuro, deixe ao menos seu filho dizer que esta pronto e ele só esta pronto quando for nascer e nenhum exame do mundo consegue detectar isso.
*se te deixaram lá deitada sem poder se movimentar (é violência!).
*se fizeram qualquer coisa que você não queria - qualquer procedimento como anestesia, soro, episio (é violência!)
*se fizeram gracinha, te chamaram de mãenzinha e comentaram que "ano que vem você pode voltar" ou "na hora de fazer foi bom né? agora aguenta." ou qualquer frase que te rebaixe (é violência!)

Triste é saber que muita gente - sem ser médico- acha isso natural e normal!! não é!

Parir é bom demais se for feito com todo o apoio, suporte e carinho necessários! É o nascimento de um bebê, tem que ser regado a amor e não a violência! Conscientize-se, busque, aprenda!