Fralda de Pano - tudo sobre elas!


Ultimamente venho recebendo muitas perguntas de quem quer iniciar as Fraldas de Pano, mas não sabe por onde começar, quantas, como são, aonde comprar, quanto custa e por aí vai...

Então eu resolvi fazer este Post aos poucos, tentando suprir todas as dúvidas das mamães iniciantes de Fralda de Pano, com o MEU olhar:




 

Então vamos as questões:

Quantas eu preciso para começar?
     Para eu responder essa pergunta, preciso saber em que estação do ano seu filho vai começar a usar? em que estado? vai usar desde RN?
     Se for no verão normalmente 10 fraldinhas são suficientes (8 capas, 2 pocket) , se for inverno 30 é o mais recomendado (se for inverno do sul, acho que umas 50 é melhor). e ter entre 30 e 100 recheios, entre flanelas, atoalhados, microfibras e cremer, muitas cremers.

Mas quais são os tamanhos de fralda?
     Existem dois tipos de tamanhos de fraldas, os tamanhos únicos (RN,P,M,G e GG) e os ajustáveis (que dão para RN-M ou M-GG, ou P-GG).

Quais Fraldas são as mais recomendadas?
     Eu recomendo variar muito de marca, porque o que é perfeito para você hoje, amanhã a perninha do teu filho engorda e a outra marca vira a favorita e assim vai, mas para RN os primeiros dias, recomendo ter  3 fraldas Efral RN (toda pequetica)  a gente usa 15 dias á 1 mês, mas é o que vai dar a segurança e a confiança na fralda de pano.

 Quanto é cada fralda?
      Depende da marca, se é noturna ou diurna... mas novas (porque comprar usada também é um ótimo negócio!) varia de R$17,00 á R$60,00, pensando que usará umas mil vezes cada fralda, faz as contas e vê se não é um ótimo negócio!

 Quais marcas você tem e o que você acha delas?
   (é só clicar em cima do nome e terá as informações necessárias!)

  Fio da Terra
  Efral
  Fralda Bonita
  Fralda Madrinha
  Chinesinhas
  Dipano
  Chumbinho
  Favorita
 bebe ecológico
 Chiquita Bakana
 Ninho da Coruja


  E os recheios/ absorventes quais eu uso? quais são os melhores?

    Normalmente quando a gente compra uma fralda de uma marca específica ele já vem com um recheio, antes eu tentava usar o absorvente próprio da fralda, agora eu generalizei e basicamente uso flanela de dia (da efral ou de fabricação própria) e microfibra a noite (chinesinha), estou para testar a de bamboo para a noite e vou fazer algumas de atoalhado para usar no dia a dia. A opção cremer (que são as fraldinhas de antigamente) eu utilizo como quebra galho ( se nenhum recheio secou por exemplo) e para limpar o bumbum. Agora iniciarei a junção de microfibra+cremer para utilizar a noite para aguentar o sono de 12 horas da minha pequena (mas ainda não testei muito para dizer que dá certo!).
    Os recheios:

  - flanela
  - atoalhado
  - microfibra
  - bamboo
  - cremer

    Além dos recheios para reter o xixi, acostumei a usar tambem liner quando a Laura esta com um bumbum um pouco assado (ou para evitar assar) o que não ocorre com frequência. O liner é uma folha de soft para deixar o bumbum sempre seco, o que eu tenho é da Fralda Bonita e super recomendo.
   
  E como se lava as Fraldinhas? dá muito trabalho?

  Lavar as fraldinhas de pano me consomem em média 5 minutos a cada 2 dias, totalizando uns 15 minutos por semana só com a lavagem de fraldas (se você achou muito, reveja o seu conceito de tempo...rsrs)
   É bom lembrar que assim que comprar as fraldinhas e os recheios é bom lava-las 3 vezes em média para ela atingir seu máximo potencial de absorção e evitar surpresas desagradáveis nas primeiras vezes que usar.

   Clique aqui no tutorial para lavar as Fraldas de Pano

    E depois que você já estiver utilizando as fraldas e a microfibra (ou os outros recheios) ficarem meio "fedidos" aqui a dica para tirar o mal cheiro.

 E em viagens, vale a pena usar Fraldas de pano?

    Normalmente eu viajo para casa dos meus pais em Ubatuba, que tem um bom quintal, sol e tudo o mais para facilitar ainda mais o uso das fraldas de pano, mas atualmente fiz uma viagem de 10 dias em 3 estados diferentes e eu mesma não confiei muito no poder fraldas de pano mas deu bastante certo, que você pode conferir a rotina aqui Viagem e fralda de pano

  Aonde comprar?

Revendedoras em São Paulo que conheço:

   Evelyn para Fio da Terra, E-fral e  mamãe natureza neste site 
  Carol Rodarte para Fralda Madrinha e chikita bakana  neste site
  Raquel Ninho da Coruja


 

 E tem também os sites específicos das marcas:

        morada da floresta bebês ecológicos
        fraldas Dipano
            bbnatural


Se tiver mais perguntas por favor Pergunte nos comentários, ficarei feliz em responder, além disso, poderá ser sua dúvida a de outras mamães! Participe!