Também ensino música, inglês e matemática. Todos os dias.
E tenho uma coisa para dizer para vocês. Dá certo! Aprender brincando...
E vou dizer mais uma coisa a vocês, não consigo provar que dá certo... : ), mas do mesmo jeito ela se diverte, é o que vale né?
Para quem quiser saber do método eu mando o livro para você, basta colocar o e-mail nos comentários. Acreditando ou não, é uma forma nova para se brincar e muito...
Não vou me delongar no assunto, porque este ainda esta em experimentação e não tenho muito como discutir seus méritos e suas falhas - e taí - nesse assunto por hora, não quero discutir, mas quero Mostrar.
Venham fotos!
Laura aprende a ler através de figuras. Ela sabe ler 6 palavras por enquanto - "aham, sei" - Laura, mamãe, papai, nariz, bumbum e pé. Aprende matemática através de bolinhas (conta até 20) "sei, sei" Inglês, através de diálogos e música, através de instrumentos e apresentações (pedaços de músicas, reconhecimento de instrumento e notas). Pois é, Acreditando ou não - o que vamos ser realísticos - pouco importa, ela se diverte. Usamos livros e o teatrinho para complementar nossas aulas. Mas ainda tenho meus receios com educação em casa, não por causa de socialização, isso felizmente é um mito...mas um mito que gera muitos preconceitos a respeito. E preconceito É o problema da educação em casa.
Vale um ressalvo: ela não é uma criança inteligente. Toda criança - inclusive com deficiências mentais graves- são capazes de aprender o que ensino para a Laura desde os 5 meses e pode se começar até os 3 anos! Vale muito a pena, como disse, quem quer só bisbilhotar o método nem que seja para criticar, só colocar o e-mail aqui e mando, simples assim.
Bora lá!
Antes vale uma observação importante, os livros devem ser colocados a disposição da criança para estimular os movimentos tácteis, para ensina-las a ler a letra tem que ter um caractere de mais ou menos 200 (Arial 200 por exemplo) porque eles não aprestam atenção em letras pequenas e normalmente uma palavra por folha!
Chapéuzinho vermelho.
Laura já entendeu como se vira as páginas e em alguns livros já sabem os truques de cór (abre as portas, puxa cordinhas entre outras, eu leio para ela desde a barriga!!)
Aqui ela esta sentindo os pelos do lobo mal ("Que orelhas grandes que você tem!")
Outra coisa importante e muita gente diz o oposto é que é preciso LER as palavras... não interpretar...Ler mesmo, ler palavra por palavra (claro, imitando as vozes e etc, mas não inventando a história. Eu as vezes faço isso, mas não é o mais indicado)
Aqui tinha uma imagem em 3D que ela entende que tem que levantar o livro para ver :S
ela as vezes "arranca" os personagens! TUDO BEM! O livro é dela e ela deve ser livre para usa-lo como bem entender.
Aqui é onde o lobo mal foi preso. Laura sempre tenta solta-lo, mesmo eu dizendo que ele é mal e deve ficar preso...
Ela tentando solta-lo.
Quanto ao teatro: usamos o teatro para aprender palavras portugues/inglês e matemática. Claro, que também é usado para diversão, sempre se ensina com diversão. Se ela não se diverte, não existe ensino, se ela fica cansada as atividades devem ser interrompidas imediatamente.
Laura e Laranjinha perguntando o porque o papai esta atrapalhando a peça!
Laura cantando, contando e chamando a mamãe! Mamãeeeeeeeeeee!!!
Oiiiiiiiiii!!! Mamãe chegou! (associação de imagem=palavra). Tá certo que minha cara aí parece de filme de terror, mas no caso, não era o caso! rsrs;
Links para bisbilhotar sobre:
http://ensineseubebe.blogspot.com.br/