sábado, 3 de novembro de 2012

Para uma Gestante especial

Ando vendo "cartas" circulando pela internet para as potenciais gestante com os dizeres "Eu quando estava grávida, gostaria de ter recebido uma carta dessas", mas são um tanto pessimistas e dizendo que a maternidade não é todo esse mar de rosas que as pessoas pintam.

Pois, como tem uma gestante especial no meu coração, resolvi fazer essa carta a ELA, apesar de ainda estar no comecinho, isso talvez valha para toda gravidez, baseada no que eu passei.

 "Cara M.

Não existe um momento mais mágico na vida de uma mulher do que a gravidez, apesar dos enjoôs, dos desmaios e das quedas de pressão repentinas logo de cara - passei por isso tudo - mesmo assim a sensação de gerar uma vida é incrível!

Esta certo que de logo de início é difícil a gente se conectar aquele ser tão pequeno - talvez depois da primeira ultrassom, talvez depois dos primeiros movimentos, talvez só quando a barriga estiver atrapalhando para dormir, talvez só depois do nascimento - mas é inevitável a gente não achar um milagre, não é mesmo?

As vezes a gente fica com aquela coceira - será que foi em boa hora? será que vou ter dinheiro suficiente? será que vou ser uma boa mãe? - pois já te antecipo as respostas, você vai ser uma boa mãe, foi em ótima hora e o dinheiro? dinheiro não é pré requisito de se criar um filho - por mais que as pessoas insistirão em dizer que sim.

9 meses não é suficiente para se aprender tudo sobre gravidez e filho, talvez você nem queira aprender nada, talvez queira devorar tudo - piaget, montessori, criação com apego- talvez não. Relaxe, isso também não é pré requisito de ser uma boa mãe.

Você vai ouvir muitas coisas, muitas opiniões - inclusive minhas- e quer uma dica? faça o que você ACHA certo, inclusive a opinião do seu médico, do seu pediatra, desconecte, pense, reflita, é isso que eu quero para mim? Vai ter muita gente para te colocar para baixo (ou você vai achar que é te colocar para baixo) - dizer que não vai ser boa mãe, que seu leite não vai ser suficiente, que não tem dinheiro, que sua casa é suja, que é muita nova, que é muito velha, que a criança tá magra, que a criança tá gorda, que ela chora muita, que chora pouco, que vai chupar o dedo, que tem que dar chupeta ou que não pode dar chupeta, que a barriga tá pequena, que a barriga tá grande, que não é assim que se segura, que tem que marcar a data da cesárea ou que tem que ser normal, que tem que usar fralda de pano, que tem que usar fralda descartável e outras infinidades de coisas que talvez ainda não tenha percebido, mas AH! vai perceber - e a dica que te dou é: ignore, faça a famosa cara de alface divulgada entre as mães e solta um "aham..." sério, discutir maternidade quase nunca leva a nada, mas principalmente não seda em suas convicções - eu já cedi e me arrependi profundamente- seja forte e faça o que achar melhor, inclusive se isso vai contra 99% da população - principalmente se isso for conta 99% da população.

Tente não pegar ninguém para ser sua cruz - o que pela idade gestacional já deve ter pegado - mas tente ser racional, não pegue ninguém da família e se já pegou, respire e lembre TUDO que essa pessoa disser vai soar no seu ouvido como se tivesse te xingando, mas não é bem assim...

Não saía para comprar berços, comodas e afins correndo, muitas vezes nem precisamos disso tudo - eu esperaria o bebê nascer - ou saía correndo e compre isso tudo, como disse, faça o que achar certo.
A criação de 20, 30 anos atrás não é a mesma do que a de hoje e a sua criação, não é a mesma que a minha, você vai sentir isso na pele e muitas vezes vai tentar sair correndo com a cria para longe dos comentários, lembre-se: cara de alface em todas as situações e seja convicta, se não quer tal coisa, não seda essa tal coisa por pressão dos familiares! 

Não precisa dormir horas a fio antes de parir porque as pessoas dizem que se não você nunca mais vai dormir - elas não sabem! e isso não vai fazer você estar mais descansada depois!

Não se culpe se estiver cansada ou um pouco depressiva quando o beber nascer - isso é normal e para dar o meu pitaco, quem tem parto normal sem violência raramente tem essas coisas - e peça ajuda, peça! para arrumar a casa, para trocar um fralda ou para sumir da sua frente, quando a gente fala as coisas ficam mais leves e a maioria das pessoas sabem o quanto os hormônios brincam com a gente do início da gravidez até os 6 meses da criança - bote para fora ou dê ordens! 

Talvez você esteja super segura - eu estava, mas as pessoas ao meu redor não - talvez não seja o seu caso, talvez seja, de toda forma, saiba por sí mesmo que você vai ser uma ótima mãe - e se você desejar a maternidade pode ser todo esse mar de rosas que as pessoas pintam por aí.

Te amo e conte comigo para qualquer coisa,

Aline."