segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Método Doman

Um pouco mais experiente sobre o método, fiz um vídeo e tirei umas fotos de como eu, aplico o método aqui em casa.

O que é o método Doman?

       Explicando com as minhas palavras e minha interpretação, é um método associativo para ensinar brincando crianças a contar e ler. Ela não aprende a ler, de forma convencional (a-b-c ou a-e-i-o-u), como o bebê esta em fase de relacionar o objeto com a sonoridade, também tem a capacidade de associar a leitura. Por exemplo, ele começa a entender que aquele ser que o amamenta também pode ser chamada de mamãe e que também é associada a imagem escrita mamãe. Não que ela leia da esquerda para a direita M-a-m-ã-e, mas ela associa a imagem ao objeto ou simplesmente a imagem a sonoridade, caso ela não conheça o objeto. Junto com esse método também faço musicalização infantil seguindo os princípios de Suzuki e ensino inglês (tento me comunicar em inglês com ela na maior parte do tempo que estamos em casa)  e deixo ela em contato com outras línguas nas quais eu não sei, o francês, italiano e alemão (com músicas e vídeos próprios para isso). Tudo isso em forma de brincadeira, assim como brincar de boneca ou de carrinho, é brincar de aprender; sem nem saber se ela "realmente" esta aprendendo, no vídeo que eu fiz, estamos nós duas, ensino a contar até 9 e depois falo 12 palavras, subdividas em 2 grupos: pessoas e partes do corpo humano, ela já sabe outros 2 grupos, animais e comida. Nessa fase (primeira) tiramos 1 palavra toda semana e colocamos outra de outro grupo até formar 70 palavras. Como ela ainda não sabe falar, só poderemos verificar o aprendizado depois do primeiro ano. Mas as mães que venho acompanhando já mostram resultados muito animadores, já já mostro para vocês!
       A primeira impressão que temos é que super-estimular demais a criança, pode ter consequências no futuro. A única que me deparei até agora, foi o preconceito dos adultos quanto a isso, mas a criança não se estressa e nem modifica nenhuma das outras atividades, pois para ela ainda não existe a associação de "o estudo é ruim, cansativo, desanimador", ela associa o "estudo" ao "brincar". e lembramos que o método é de todos os dias. Também ela não vai ser "anti-social" pois a maturidade continuará a mesma, conversará dos mesmos assuntos que as crianças de sua idade, sem necessidade de "pular séries" ou etc. Todas as crianças podem aprender com esse método, ele não é especial a crianças "inteligentes", muito ao contrário, foi desenvolvido inicialmente para crianças com deficiência mental, que aos 5 anos, já sabiam ler perfeitamente, como um adulto. (isso não é esses papos de "eu acredito que..." é real e ponto.)
        Esse método pode começar desde crianças Rn até uns 3 anos mais ou menos. Muito conhecido no exterior, aqui no Brasil acho que tem 2 ou 3 escolas em São Paulo que empregam o método e é caríssima (qualidade somente para os ricos), sendo que qualquer pai ou mãe pode traze-lo para casa com tranquilidade, mesmo não sabendo outras línguas ou não tendo uma educação de qualidade de base. Basta querer.  Mas no Brasil, parece que tudo tem que ser divido por religião né? o que eu acredito ou o que eu não acredito... o que acho que é mais para o tal "o que é mais cômodo?" e se não for com o teu filho  é o tal "como posso criticar?".
        Então, antes de expôr minha aula a Laura, vamos expor a dos outros por aí, para quem tiver mais curiosidade basta procurar no youtube "método doman" ou  "como ensinar seu bebê a ler" e vocês vão encontrar muitos vídeos legais. Para quem quer já aplicar o método, tenho uma coleção de vídeos muito legais para ensino de línguas em francês, italiano e alemão, aí como sempre, é só deixar o comentário aqui com seu e-mail que passo (posso passar os livros e tem uma comunidade com mamães que trocam ideias para o ensino diário muito bacana também). Lembrando que vídeos, devem ser exposto a criança até 1 ano por no máximo 30 minutos por dia, porque pode acabar mais prejudicando do que ajudando - crianças que assistem muita televisão, retardam o desenvolvimento da fala. #fato comprovado aqui em casa.
       

tirado da comunidade "como ensinar seu bebê a ler"

Esse vídeo é um vídeo de um bebê de 8 meses, da mesma idade da laura, mas que esta uma etapa avançada do que a Laura, mas para ver, que realmente funciona. O vídeo que vocês vão ver da Laurinha é ela ainda aprendendo os nomes, apesar de já reconhecer alguns. 



QUE SITES ENTRAR?
-http://estimulacaoinfantil.blogspot.com.br
- http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/


QUE LIVROS LER?
As traduções em português são:
- Como ensinar seu bebê a ler? – Editora Artes e Ofícios
- Como multiplicar a inteligência do seu bebê? – Editora Artes e Ofícios
- Como ensinar matemática aos seu bebê? – Editora Artes e Ofícios
- O que fazer pela criança de cérebro lesado? – Editora Auriverde

       
Então, depois da digestão desse post, eu exponho a vocês o da Laura.