sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Rua sem iluminação.


Deixo minha filha na creche as 17 horas. morro. aliás, quase, se não estivesse aqui. Vou para a aula, pego trem, não, 2 trens. O segundo, lotado de ficar mais esmagado que lata de sardinha. Vou para a faculdade, estudo, me dedico a aula, mas não sem morrer a todo segundo de saudades da minha pequena e imagina-la o que ela esta fazendo. (sim, sou do tipo de mãe que não soltaria a filha por nada). 20 horas meu marido pega ela e vai para casa, 23 horas saio da aula, pego novamente os 2 trens e saindo do último quase meia noite - na estação Utinga- me deparo com isso, todos os dias. Rua sem iluminação.
Banal? não é! Graças a iluminação os índices de criminalidade caíram drasticamente no séc XX e atualmente, são ruas assim que detém o maior número de assaltos, roubos e estupros (claro, não dá para ver nada!), os carros que passam ao lado não estão interessados em ver quem "anda" na rua. Não são dá conta deles. Vi uma vez carro de polícia (uma vez! e passaram lá embaixo da ponte).
Preciso dizer mais? essa ponte é do lado da favela de Utinga, aonde nesse horário a única coisa aberta é um bar (associação bar a bêbados, ok?), quer mais? quando eu estava grávida de 7 meses, foi nessa favela que uns bebuns daquele bar atacaram pedras (sim, pedras) em nós! (é! Em grávida.)
Eu ando por volta de 20, 25 minutos até minha casa dessa estação, infelizmente não tenho dinheiro para pegar o ônibus todos os dias (o que me custaria R$3,30 (atenção ao preço abusivo!) x 5 por semana, sem chance), a noite eu corro e chego em 15, 20 minutos, me deparando com pichadores, tráfico e rush no caminho, mulher, 24 anos, sozinha? não dá para vacilar.
Quando chego em casa, sinto um alívio imenso. Cheguei. Entro em casa e encontro Marido me esperando no sofá e Laura dormindo no berço. Entro em silêncio no quarto, pego ela no colo, dou um mamar super romântico, examinando todos os detalhes do seu rostinho, deixo-a no berço e novamente, enfim, posso me sentir segura e feliz por estar em casa... Até a próxima noite.

PS: Essa reclamação e as demais escritas neste post, já foram encaminhadas para os órgãos responsáveis.