sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Maternidade Anta Joana - copiado do meu outro blog.


Não é de hoje que a maternidade Anta Joana (e similares) fazem cagada, ops, cesáreas em números alarmantes. Não é de hoje que se sabe que cesariana é uma cirurgia que deve ser feita somente em caso necessário - não é uma escolha ( ou não deveria ser) - e que crianças vindo ao mundo de forma prematura, mortes de bebês e mães são bem acima do que em outros países, graças A...a?? adivinhem.
Além da forma que esses bebês são recebidos ao mundo - quando não querem, por datas bonitinhas - e a forma como a mãe é cortada ao meio e "acha" que é melhor que um parto normal. *Pausa

Um minuto de silêncio para aquelas que nem quiseram conhecer a partolândia.

Enfim, aí minha cisma com a Anta Joana veio no dia que vi este post:


Claro que este post foi apagado semanas depois, mas para meio entendedor o #ficaadica basta!
Queridas, porque vocês acham que a maternidade prefere a cesárea? porque ela preza a sua saúde? será mesmo?

Então vamos lá, você é um médico que trabalha digamos 12 horas no hospital: 1) você quer ficar 10 horas com um parto só e ganhar só por aqui ou 2) você quer fazer 20 partos nesse período e ganhar por 20 partos?

Você é o hospital: você prefere ter tudo sob controle e esvaziar logo as salas de cirurgia para que outras mães possam ter o bebê ou prefere que elas sejam ocupadas por 10 horas com 1 mãe só?
Você quer que o bebê nasça saudável e possa ir para casa logo ou prefere que ele seja prematuro e possa ir para UTI dando mais dinheiro a você? Você prefere que a mãe fique com o seu filho no quarto ou que você possa inventar uma desculpa de que ele nasceu "roxo" (mesmo todos os bebês nascerem roxos) e tirar ainda mais dinheiro dessa família? MMMMmmmmmmmmmmmm.
Não, mas eles são bonzinhos, só querem nosso bem. É, vai pensando.

Aí ontem, basta eles opinarem na via de nascimento do seu filho, queriam ainda que o bebê/criança que tem cabelo crespo, fizesse alisamento para ficar bonito. Certo.



Até porque, isso nem é racismo e nem faz menção de que a sociedade atual seja preconceituosa com os próprios filhos e os fenótipos deles! A questão não é o fato da criança ser afro descendente, ou ser loira, morena, ruiva com dois pescoços e 4 olhos, a questão é como uma maternidade/hospital podem insinuar que a beleza seja fundamental numa idade tão tenra. Minha filha é careca e é Linda de todas as formas possíveis e inconcebíveis, mas não, vou fazer um implante nela agora para se adequar ao padrão doentio de beleza da nossa sociedade? Acho isso um crime, uma barbaridade sem tamanho, submeter a criança a qualquer tipo de tratamento de beleza ou a qualquer preocupação que não seja brincar e brincar. 

Mas, não. A maternidade não para por aí não.

Ontem elas proibiram a entrada de doulas junto com o pai.
Porque será né?

Antes: o que são doulas? para que servem? como ajudam? - mega resumo.

As doulas são mulheres (capacitadas) que ajudam as necessidades das mães no trabalho de parto, oferecendo apoio afetivo e emocional, tranquilizando as mães e as deixando segura - inclusive em um ambiente hospitalar que dá medo- 

E como elas ajudam?

As pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode:
  • diminuir em 50% as taxas de cesárea
  • diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
  • diminuir em 60% os pedidos de anestesia
  • diminuir em 40% o uso da oxitocina
  • diminuir em 40% o uso de forceps.

Aumentam o número de infecção? Não. Elas não realizam qualquer procedimento médico. O que aumenta o número de infecção é a cirurgia cesariana (e me recuso a chamar isso de parto).

Não, mas a maternidade não ignora os números, eles não são bobos, são é inteligentes, porque quanto mais taxas de parto normal no hospital... tanãn, o que acontece?? Menos dinheiro!
 óóóóóóóóó. Mais fácil enganar as mães no trabalho de parto com X, Y e N desculpas de que é necessário uma cesárea. 

safadinhos...



Aí meu repúdio a maternidade vai crescendo, cada dia mais e mais.




































Se quer saber mais:

doulas:

http://www.despertardoparto.com.br/doula---o-que-eacute.html
http://www.doulas.com.br/oque.php

Proibição de doulas na maternidade Anta Joana:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1220335-com-proibicao-a-doula-mae-cogita-dispensar-pai-na-hora-do-parto.shtml
mamiferas.com/blog