segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Para refletir: Sexismo.


Esta rolando muitas matérias nos blogs sobre os brinquedo s/ comportamentos sexistas (Leia aqui lego sempre foi para meninas e Para uma sociedade melhor, meninos deveriam brincar de bonecas ).

   E é evidente que criar meninas brincando de carrinho, jogando bola e vestindo azul é muito mais aceitável em nossa sociedade do que meninos usar vestidos e brincar de boneca. ou não é?

  O intolerável na minha visão é não deixar a criança ser livre e optar pelo brinquedo ou roupa em qualquer idade - o problema é que  a intolerância, muitas vezes vem das próprias crianças (que tem obviamente a visão do pai/mãe = brincar de boneca é coisa de menina).

   Não podemos falar em feminismos aos homens também? A terem o direito de ser respeitados em suas escolhas?
   Ou o menino que brincar de boneca não estaria assim como a mulher "treinando" para ser carinhoso com os filhos?
    O que me assusta é a relação que as pessoas tem de brincar de boneca com virar gay. Oi? Mas, (eu ok?) não vejo o pensamento oposto, brincar de carrinho virar sapatão. Mas que existe, existe.  E de qualquer forma, baboseira nata em ambas as situação. Brincar nada tem haver com opção sexual.

    Então eu particularmente não sofro (ainda) com as minhas escolhas de brinquedos com a Laura - e até mesmo roupas- confesso que eu prefiro sair com ela em um vestido do que com uma calça azul. Mas ela tem muito mais calças azuis que vestidos por exemplo. Além dela ter mais brinquedos de carrinhos, legos e parecidos - em suma maioria que eram dos pais dela (nós)

   E se eu tivesse um menino, optaria em colocar um vestido nele?
    Não. não colocaria porque por ser meu filho, não quero que ele sofra nessa sociedade doentia com as escolhas que Eu fizer para ele. Mas no momento em que ele ter o poder de escolha e quiser de repente usar um vestido (com 2, 3 anos) eu apoiaria, talvez não incentivasse, mas jamais sairia da minha boca "isso é coisa de meninA".
Mas e brinquedos cor de rosa? bonecas? casinha? Opa! esses sim, ele teria todas essas opções de brinquedos sim eu incentivaria a brincadeiras. Precisamos de Homens mais sensíveis no mundo (e deixo claro que sensibilidade nada se relaciona com homossexualidade, o que na minha concepção particular, pouco me importo com a escolha que eles tomarão na vida sexual deles), mais pais carinhosos, mais homens que sabem cozinhar e que apreciem ou aprendam serviços domésticos seria melhor ao mundo como um todo. Apesar de algumas coisas eu ainda acho que não são coisas de criança - e quando digo criança, é até uns 14, 16 anos- como passar roupa de verdade, arrumar a casa ou fazer comida por obrigação.


Agora o que fico um pouco atrás um pouco é  com isso: escola para princesas (só clicar em cima).

Na minha concepção moderna de princesas, elas aprendem a dirigir, a tirar de arco e flecha (vide a princesa do filme "Valente"), sabem sobre economia e sociedade e política. Aprendem Direito e porque não os trabalhos domésticos também?, assim como cozinhar. E alguém acredita que os príncipes não devem ter as mesmas responsabilidades e habilidades.
AH! um príncipe que cozinha e arruma a cama. Alguém dúvida que seria um ótimo príncipe?

A mulher passa a adolescência pensando em procurar o "príncipe encantado" e o homem a ganhar dinheiro e brigar com um samurai. Ela não encontra o príncipe e caí em depressão, ele não vira um samurai, mas busca isso nas brigas de trânsito.

 Tá na hora de mudar! ou me engano?

                       Foto de uma escola sueca que incentivam meninos a brincar de boneca.