quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Esse negócio de proteção ao meio ambiente não é comigo.

Acho triste, mas ao mesmo tempo irônico as pessoas ainda não se darem conta de que o consumismo exacerbado, a montanha de lixo e a escassez dos recursos nada tem haver com elas e são apenas modinha ou outras desculpas semelhantes.
Mais ainda, dizem que esse negócio de "sustentabilidade" é mania de fulaninha, é coisa de Cicrana, mas não, não tem nada haver com elas. O lixo que faço em casa, simplesmente depois que coloco na rua desaparece e fim, "eu nunca serei prejudicada com isso."

Tento não entrar em discussão quando riem (mesmo que disfarçadamente) quando solto algum argumento protetor ao planeta (e a Nós) sobre a reutilização de materias ou do porque o uso fralda de pano, mal falo do quanto isso me ajuda financeiramente também (porque faz com que eu consume menos, jogue menos lixo), porque dá a sensação de pão dura e basta eu ser judia para estar carregada com esse preceito em cima de de mim. ("ah, ela não quer nem gastar com fralda...muito pão dura, até com a filha").

Ontem estava vindo no trem e vi uma mãe com 3 filhos, ela comprou doces e salgados do comércio ilegal do trem (até aí, nada contra ou a  favor) abriu os pacotes e PUM! jogou para fora do trem. Se ela tivesse sozinha, nem ligaria... não tento mudar opiniões já construídas, mas e as crianças gente? alguém pensa nelas e no exemplo que estamos dando?

Pouco me importa se você acredita que o escassez dos recursos é só um golpe do governo (sim, já ouvi essa), mas custa alguma coisa você passar bons exemplos aos seus filhos? vai fazer bem ao seu bolso, se não pensa em um motivo maior. Não, não estou falando para usar fralda de pano nas suas crianças - mesmo que isso seria bom- mas exemplos que são sinais de educação também valem, tipo jogar lixo no lixo (tão básico), não ficar comprando quinquilharias a toa, não acreditar que o consumo, trague  de alguma forma felicidade (N x M pesquisas provam que não, não trazem) e pior, fazer com que os filhos caem no mesmo vício, e não, não dar o sorrisinho torto e esnobe daquela "mulher" que você considera uma ambientalista de merd@, porque você passa a mesma ideia aos seus filhos e no futuro, quando você talvez não estiver mais aqui, quem vai sofrer são eles ou muito antes, até mesmo no presente, o seu bolso sofre (visão egoísta individual). Porque esta tudo interligado. Economia, nada mais é que o estudo dos recursos escassos (e isso é a definição ja  a algumas centenas de anos), porque como a palavra diz, faz muito tempo que sabemos que os recursos não são ilimitados, muita coisa já acabou e quanto mais próximo de acabar, mais alto fica os preços e aposto que se pensar um poquinho, vai entender o porquê.

E deixo esse vídeo para se refletir um pouco:


Neste post você não ouviu:
   - que os ambientalistas tem razão.
   - que você deve se tornar um ambientalista.
   - que eu tenho razão.
   - que eu odeio quem não usa fralda de pano.
   - que eu dei uma indireta a você.

Neste Post você ouviu que:
   - que devemos ser mais educados com as opiniões alheias.
   - que não devemos estabelecer julgamentos pré concebidos, com base em opiniões individuais.
   - que devemos passar bons exemplos aos nossos filhos.