terça-feira, 16 de outubro de 2012

Publicidade Infantil e músicas toscas

Ai,

  Não faz tanto tempo que eu era criança e já naquele tempo já subestimavam a inteligência das crianças, imagina hoje? subestimam com alta tecnologia.

Ai!

   Triste é ver que o consumo se acelera e se propaga na televisão como se não fosse nada e pior para CRIANÇAS, por mais que existem leis que tentam proteger esses pequenos cidadãos, pouca coisa é realmente feita.

Ai!

   Foi ontem que tentei assistir Discovery Kids, desenhos até que "inteligentes" mas eu me via tirando a Laura da frente da TV a cada 5 minutos em  todas as propagandas, vai que a primeira palavra dela seja "Mãe, compra uma barbie que nada para mim?" O que é essa explosividade toda para cima do meu bebê de meses, gente? fiquei CHOCADA. 

    Pior é eu ter deixado ela assistir TV, sabe aquele momento menas em que a gente tá cansada e precisa sentar mas não quer estragar totalmente o cérebro da filha? pois é... Mas depois do que eu vi ontem prefiro deixa-la exposta a novela violenta das nove. Violenta? violento é como eles querem atingir nossos filhos com compras, compras, compras e mais compras.

Ai!

   Aí procuro um DVD para assistir, musical, ou piratas, ou online, ou no NETFLIX, o que encontro?? Galinha pintadinha e patati patatá!
   Porque essa descultura toda? porque na creche as únicas musicas que conhecem são essas? porque nas casas de família o que encontro é isso?
Alguém percebeu a letra dessas músicas? alguém já refletiu sobre elas? Me revolto mesmo! Eles não são pequenos ignorantes com a mente reduzida! São pessoas e assimilam sim as coisas, muito mais fácil do que imaginamos! 
    Estas músicas ensinam a bater em gatos (atirei o pau no gato), a mentir! ( dona barata), a afogar os índios, a não lavar o pé... enfim, uma infinidade de besteira! E por trás de tentar ensinar a escovar os dentes ou a tomar banho lá vem a publicidade no Patati Patatá ("se você quer consumir, é com patati... se  você quer comprar é com patatá").
      E claro, a maior contra argumentação que conheço quanto a isso é: "eu assisti, meus filhos assistiram e nunca ninguém morreu por causa disso!" O-K. Mas morte não é parâmetro de qualidade. Quem dera se assim fosse...
   
 Mas e aí?

      Ninguém conhece palavra cantada? pequeno cidadão? vinícius de moraes? toquinho? Adriana partipim? bom... entra lá na rádio uol que vocês vão entender do que eu estou falando. Música de qualidade! Música que ensina, cultura, divertida e que os pais podem cantar junto, não enjoamos e não ficamos débil mentais demais.


Ui!

    Também não sou tão nazista assim, não me importo que ela escute/assiste essas coisas na casa/creche dos outros... uma vez ou outra nem mal faz, até diversifica, quem nunca ouviu funk na vida?? e até aí né? não virou funkeiro (digo, a maioria) mas aqui em casa não entra, sorry. Até claro, quando sua vontade e poder de escolha comecem a valer (que no mundo de creche que infelizmente ela vai viver, não duvido muito que caía nos besteiróis infantis), enquanto isso vou tentando salvar a cabeça dela...


Ai!

  Ai olhando reportagens sobre o assunto me deparo com as críticas jorrando em cima do Carrossel (novela do SBT para crianças!), além da publicidade descarada que fazem durante o programa, temos ainda os mil itens para vender para criança no mundo real só com a marca Carrosel. Alguém percebeu que se trata de uma guerra? Publicidade versus (versus o que? o não consumo?) e nem preciso dizer quem anda ganhando...
   

Triste.


Bibliografia para ler e refletir sobre publicidade.

http://www.carosamigos.com.br/index/index.php/component/content/article/207-revista/edicao-186/2530-novas-malandragens-da-publicidade-para-criancas-por-paula-salati

http://www.superduper.com.br/2012/10/liberado-para-todos-os-publicos.html


http://parabeatriz.com/analisando-a-galinha-pintadinha-i/