segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dia das crianças chegando




Primeiro da Laura e de nós, como pais.

      Aí estamos todos envolvidos com aquela coisa de "não consumismo", esta certo e concordo com isso. Podemos substituir os brinquedos por coisas muito mais divertidas, com brincadeiras, reciclagem  e tirar muitos sorrisos da pequena, ainda mais nessa pequena infância. Este mês, provavelmente ela não vai ganhar nada mesmo... porque o desejo dela é só um/ou dois: Mamãe e Papai.
      Mas aí me lembro dos meus dias das crianças e minha ansiosidade de esperar o dia para ganhar o tal brinquedo esperado. Esta certo, sei da história de todo o marketing, assim como dia das mães, dia dos pais, natal... Mas, qual o problema dessa expectativa? do brinquedo? além de todo o mal da industria, vejamos pelo lado da criança/ da curtição toda... achava tão gostoso e ainda acho no meu aniversário (que esta chegando!) ganhar presente, adoro! Não quero ser recriminada por isso "ai meu deus, e ela faz Gestão Ambiental??" mas um agrado é sempre bem vindo e se me der vontade e na telha, compro presente para ela mesmo, no dia das crianças ou em um dia qualquer. Para mim, ensinar o consumo é mostrar que não podemos viver sem isso, é levar em shopping ou comprar algo porque os outros tem. (ou porque mostra Status, ou moda...) Aqui em casa somos viciados em brinquedos, para Laura, para o pai, para mãe. Amamos isso, mas não dependemos disso para sermos felizes...mas se temos possibilidades, porque não?
      Então, comemore o dia das crianças sem consumismo, ou se tiver vontade, consuma. Não é baseado nessa data e neste agrado que vai fazer você ser menos ou mais mãe ou pessoa, é o seus atos ao longo do ano que vai fazer de você a consumista ou não ( o tal falso consumo né? "não vou comprar presente para minha filha no dia das crianças e no natal para estimular o consumo, mas vivo comprando roupas, acessórios, brinquedos baratos e outras bugigangas que tem uma vida útil curta e logo encherão os lixos da cidade, mas espalho pelo meu face que no dia das crianças o consumo aqui em casa será Zero. Sem contar que o único passeio que conheço é o de *passear no shopping!). Para mim, isso tem o nome de  hipocrisia!