quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Bem Vindo Terrible Two.

18 meses. E ela já esta dando as caras por aqui.


De forma mansa com quem entra na casa da sogra pela primeira vez....mas que já sabemos que logo logo, vai deitar no sofá, ligar a televisão e pedir para descer uma cerveja.

Para quem não sabe o terrible two é a fase do "sou do contra", "sou independente" e "não, não vou te obedecer".

"não coma tudo Laura!" - infelizmente não funciona




Laura é um bebê calmo, que nunca levou muitos nãos na vida. As negativas ao seu comportamento são sempre preferíveis da tirada do não, como: "tira isso da boca", "coloque as mãos fora daí" e assim por diante...

Mas, parece que na vida inteira ela só aprendeu uma palavra: não. 




Laura vamos tomar banho?
- não.

Laura tira isso da sua mão?
- não.

Laura me dá isso?
- não.

Laura vem para cá?
- não.

Laura, vamos sair da piscina?
- não.

E a que mais me mata:

Laura me da um beijo?
- não.

Okay, então. A menina dos não´s também aprendeu outra palavra repulsante:

"me dá" seguido normalmente com algum grito belo, forte, impávido colosso (que seu futuro espelha essa grandeza).

        Sim, ela já aprendeu a pedir o que não pode. Já aprendeu a não dar o que esta dentro da boca, na primeira tentativa - preciso pedir 3, 4 x para ela obedecer. E a pior das coisas: aprendeu a fingir que dá escândalo quando eu estou sozinha com ela no meio da multidão. (sim, porque ela NUNCA pensou em fazer isso quando alguém que conhecemos esta junto, nem quando o pai dela esta junto).
         Ao menos até agora foram duas tentativas, a primeira 1x0 para ela, ela fez o escandalo e eu tremia de vergonha e de raiva - e de frio, logo que estávamos saindo da piscina da aula de natação - , a segunda empatei 1x1 e consegui controla-la (por mais que a minha vontade fosse sentar no chão e chorar, eu me mantive calma - externamente claro), conversei com ela, falei que eu entendia o que ela queria, mas que não poderia resolver no momento. Magicamente ela cedeu e obedeceu. UFA - porque minha vontade real era olhar para aquele bebê e dizer: "alguém sabe aonde esta a mãe dessa criança?".

No resto, a fase é uma das melhores que peguei até agora. É maravilhoso ser compreendido e compreender. É ótimo a quantidade de sorrisos recebidos e acompanhar tanta evolução no desenvolvimento da criança - a fala então, mais ainda! - hoje mesmo ela falou: "fiz cocô" e fez barulho de pum com a boca, na real, quase chorei de emoção. hahaha


Enquanto vejo o Terrible Two entrar em casa, vou ajeitando tudo para que ele passe o mais despercebido possível, mas que fique o tempo necessário para o desenvolvimento da pequetica.

Para mim, é o maior teste de paciência que vou ter na vida e eu quero passar com nota 10.

Vamos ver.