terça-feira, 24 de setembro de 2013

Amamentação prolongada e ainda estamos nos 18 meses...

Aos poucos o cerco vai se fechando e as pessoas vão questionando o porque de eu continuar a amamentar, até quando vai e dão aquelas opiniões vibrantes do ponto de vista... do ponto de vista de.... do ponto de vista de ninguém!


foto de agora, enquanto escrevo o post e amamento.

O que mais ouço é que amamentar é feio depois de uma certa idade - ninguém consegue dar um argumento melhor do que este - e não estou sendo irônica, realmente acho este o MELHOR argumento.

É claro que temporariamente existem outros que são contraditórios:

O leite não sustenta mais.
 e depois:
Porque você dá de mamar ela não quer comer.

sim, eu já ouvi isso da MESMA pessoa, e também não foi só de uma, assim como quem amamenta bebês maiores já sabem estes argumentos de cor e saltitado.

Eu, particularmente, não gosto de lidar/ discutir sobre isso. Tenho uma opinião básica que fura qualquer conceito de outrem.

O peito é meu. A filha é minha. Eu amamento, ela mama.
Se você não sou eu e se você não é minha filha. PIMBA, esse assunto não deveria ter nada haver com você.

Mas, como parece que isso não basta, vou dizer minhas razões de amamentar:

1) eu gosto.
2) eu quero.

Mas como eu sei que isso também não basta, vou dar outras razões:

A Laura esta com dente nascendo, no sábado ela não queria comer nada - e não comeu mesmo! - viveu de tetê o dia inteiro e ficou super bem. Existe algo melhor quando a gente esta com dor do que colo de mãe, aconchego e leitinho quente? OPA! eu acho que não.

Outra coisa que acho absurda! O tal argumento "ela é muito apegada no mamá dela, melhor tirar logo". OI? não faz sentido esse argumento. Se você, adulto, gostar muito de alguma coisa, gostaria que alguém retirasse essa coisa só porque você "gosta muito" e ainda mais se essa coisa te NUTRE? Ahmmm... se quiser dou um tempo para você pensar...

....
....
.....

Acho que não.

Então repita o mantra comigo:

 "Amamentar é bom, amamentar é saudável, amamentar é amor e quando eu ver uma mãe amamentando, independente da idade do lactante, eu irei ver com bons olhos e darei um sorriso de apoio!"

Agora, vamos aos argumentos sólidos de porque amamentar até os dois anos ou mais...