segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Respiração

Faz 4 anos que comíamos na Barra Funda, sentados no chão na frente da estação, devorando batata frita e tomando Coca Cola.
O assunto era quase sempre o mesmo: Nossos filhos.
Não morávamos juntos, não tínhamos empregos, tudo encaminhava para uma vida não-juntos. Mas mesmo assim queríamos arriscar.
Certa vez fiz um teste de gravidez - que deu negativo.
Eu saí falsamente aliviada, ele derramou lágrimas. Naquele momento paramos de respirar e nos demos conta de que PRECISÁVAMOS de um filho, assim como precisávamos respirar.
Passou-se o tempo e ele arranjou um emprego - só para casar e ter filho.
Passou-se mais um ou dois meses e fomos morar juntos, com um quarto a mais e condomínio para crianças, ganhando o mesmo valor do aluguel - só para o nosso filho.
Passamos alguns meses, frustrados, roxos de não respirar, esperando o filho... que não vinha.
Resolvemos casar, para de alguma forma aquele tempo passar e conseguirmos suportar cada vez mais aquela Não presença, do nosso filho.
Finalmente, como o ar, veio o teste positivo. A gravidez e o nascimento. Tudo tão altamente aproveitado, como nos maiores sonhos conquistados. Veio a filha querida, amada, carinhosa, perfeita, que coube perfeitamente em nosso sonho. Que cabe.

Isso foi apenas um resumo de toda a intensidade da espera de Laura. E volto com esse resumo, para dizer que ela não foi só esperada, como foi necessária para aplacar nossas vontades.
 
Volto com isso, porque fico revoltada quando alguém chega e diz que "deveríamos ter esperado mais para ter filhos", minha vontade é dizer para essa pessoa para que ela segure o ar por alguns meses e perguntar, se o ar não lhe fazia necessário exatamente naquele momento? e se segurasse por mais tempo, se ela de alguma forma, conseguiria viver?

Por mais que a vida tenha se complicado com um filho - e  eu boto o pé no chão, que a minha ela só melhorou - sem ela, não teríamos Vida. No sentido Viver da palavra. Estaríamos agora, zumbindo por aí, pagando contas, consumindo desnecessidades e vendo a vida passar sem graça, sem ar...