terça-feira, 4 de junho de 2013

Plano Jay Gordon.

Laura colocando os bichinhos dela para dormir, do mesmo jeito que ela é colocada agora. 

Laura mama para dormir.
Mais que isso. Laura acorda a noite para mamar.
Mais e mais que isso: Em 26 dias, Laura não vai poder mamar para dormir e nem acordar a noite para mamar.

Pensando-se nisso e deixar um ambiente da forma mais parecida possível com a que ela tem agora, começamos há 4 dias o Plano Jay Gordon. Uma forma respeitosa, carinhosa de se tirar as mamadas noturnas da pequena e ela poder se adaptar melhor aos dias que ela ficará só com o pai.

Deixo me expressar por hora sobre esse plano: estou um caco. 


Se vem funcionando? sim, pode-se dizer que sim. o plano tem 10 dias de adaptação. Pode ser feito apenas para crianças maiores de 12 meses e a Laura já entendeu o plano, apesar de não concordar com ele.


Mas entenda-se 10 dias de adaptação igual a 10 dias sem dormir direito. correto? para quem não dorme a 5 meses, 10 dias a mais não faz diferença.

O pior dia mesmo é o primeiro - foi 1 hora e meia tentando fazer ela dormir. Ontem foi 2, 5 minutos nas primeiras acordadas e na última uns 20 minutos. Ela ainda protesta "tê, tetê", mas nem tenta mais puxar a blusa. Quem esta sofrendo mesmo são meus seios lotados de leite e impedidos de nutrir a pequena.
É claro que se faço isso, é para ela ter uma rotina sem mamar quando eu sair - porque o pai não tem tetê infelizmente (isso eu acho um erro grotesco da natureza, rs), mas na volta se por acaso ela quiser continuar mamando durante a madrugada, ficarei feliz em amamenta-la. Sempre fico feliz em amamenta-la.

Um pouco sobre o plano:




Será bem difícil achar uma pessoa que apóia a cama familiar (pais e crianças dormindo junto) como eu sou. Ainda assim, já recebi muitos e-mails comentando que há partes desse “plano” que podem ser facilmente mal-entendidas como sendo simplesmente outra versão de “treinamento de sono” para bebês novinhos. Não é suposto ser isso, pelo contrario é bem diferente.



Aqui está o que eu realmente quero fazer: quero oferecer uma alternativa aos métodos de Ferber, Weisbluth e Tracy Hogg.
Eu não quero ver as minhas idéias aplicadas em um bebê de 4 meses ou até mesmo de 7 meses. Para falar a verdade, eu não incentivo nenhum “plano” para bebês menores de 1 ano. Essas idéias são, então, para serem aplicadas em bebês maiores de 1 ano.

Antes de proceder, deixe-me expressar a minha preocupação prioritária: Bebês ficam melhores quando respondemos a todas as suas questões da melhor maneira e atendemos às suas necessidades do melhor jeito que podemos.
(...)
Eu tenho uma alternativa melhor ao desmame total ou método do choro. Bebês acordam para a melhor interação com suas mamães, mamar para voltar a dormir. Oferece-se um pouco menos que isso por algumas noites, então um pouco menos ainda e assim por diante, uma modificação gentil de comportamento irá guiá-los a entender que não vale a pena “bater na porta do restáurante fechado”.
(...)
O que recomendo para bebês maiores de 1 ano:
Escolha as 7 horas mais valiosas de sono para você. Eu pessoalmente prefiro de 23h00 às 6 da manhã, mas você pode ter uma preferência diferente.

Mude as regras durante essas horas e não se preocupe porque um bebê que teve todo esse carinho e sabe que pode contar com os pais durante todo o tempo tem uma personalidade formada no sentido de que vai agüentar essa mudança de regras. Ou seja, vai continuar tendo tudo o quer o tempo todo… oops, “quase” o tempo todo.

Esse é o conceito que queremos mostrar ao bebê: “quase”. Se pudéssemos explicar a ele que “mamães e papais cansados levam seus filhos ao parque, zoológico, playground menos do que mamães e papais descansados”... Se essa explicação pudesse fazer sentido às crianças por volta do terceiro aniversario ou antes (mas não faz!!) eles iriam simplesmente virar-se para o lado e dizer: “Te vejo de manhã”, e deixar-nos dormir o quanto quiséssemos.
(...)
razão dessa ultima afirmação: se o seu bebê aprender que se chorar, se contorcer, etc., por 1 hora vai conseguir que você o amamente, você estará  regredindo no seu plano. Esse é o melhor programa que já vi mas é muito distante de ser fácil. E agora, vou dizer novamente: gosto realmente do que você tem feito, muitos carinhos e amamentação durante a noite. Não mude isso com meu programa ou qualquer outro se você está feliz fazendo dessa forma. Mas….
(...)


Depois vem explicado o plano, dia após dia - em intervalos de 3 noites mais ou menos. Quem quiser ele inteiro só pedir nos comentários. Ainda não sei o final da história, mas assim que ela terminar eu conto para vocês.