segunda-feira, 29 de abril de 2013

Uma postagem não feliz

Eu pensei muito em escrever essa postagem.
Porque não é uma postagem feliz: Eu não estou feliz.
E pensei: horas, porque escrever uma postagem infeliz em um blog feliz?

Porque o blog é para a Laura e acho que ela deve saber que nem sempre seremos felizes, nem sempre estamos felizes e isso é normal, natural e não é o fim do mundo. Não quer dizer fraqueza, não quer dizer que não gostamos de alguém. Só quer dizer que não estamos feliz por um motivo ou outro ou vários ou muitas vezes nem motivo temos. E tudo bem estar infeliz as vezes.
Mamãe esta infeliz no momento. Isso não quer dizer que não te amo, que me arrependi de algo ou que quero ir embora. Só quer dizer que não estou satisfeita em continuar seguindo a inércia da vida e quero mudar a direção, mas isso vem sempre consequências nas quais estou medindo se vale a pena ou não considerar antes de mudar. A maioria das vezes, se algo não lhe satisfaz mude sem pensar duas vezes. Mas existe uma coisa chamada: Medo e outra: Coragem. Sua mãe é do tipo Medrosa e espero que você siga sempre do tipo Coragem. Isso não quer dizer que você sempre vá seguir o caminho certo ou que nunca vá se arrepender de algo ou que não vá cair em um grande buraco disfarçado com folhas em cima, só quer dizer que as chances disso acontecer são menores para quem se tem coragem e se acontecer, as chances de sair de uma encruzilhada é ainda maior para os corajosos.

Eu tenho a sorte do seu pai ser um amigo nas quais posso conversar sobre qualquer coisa e ele entender. Mas ele não pode fazer nada por mim, infelizmente não pode decidir por mim...Ele pode me apoiar e isso é tudo que eu posso esperar dele e já é muito. Assim como muitos dos caminhos da vida a gente vá querer que alguém resolva, filha, mas ninguém pode resolver pela gente. É tomar coragem e dar o segundo passo.

Quando você estiver maiorzinha eu vou contar um pouquinho da minha história para você. E vai ver que ela sempre foi cercada de medo e de demora para resolver ou botar para fora o que me incomoda. Eu sempre achei que nunca fosse alcançar nada e ao mesmo tempo ia ter tudo sem precisar resolver. Já tive na situação sem perspectivas de futuro e de estudos. Já tive longe de alcançar um namorado decente e criar uma família com no mínimo de condições, mas quando arrisquei - e demorou-  estava eu na melhor universidade do país, com o melhor homem do país e com 900 reais por mês de salário, o mesmo valor do aluguel que tínhamos acabado de assinar o contrato.
E sobrevivemos abestalhadamente felizes. Quando fui casar, não tinha dinheiro para pegar o ônibus para meu casamento - mas fui. Quando engravidei de você, tínhamos o mesmo para pagar o aluguel e comer e fim, não sobrava nada para as contas, mas você foi planejada. Quando nasceu, conseguimos tudo que precisava e agora te damos tudo o que podemos e exageramos, porque temos essas condições - as vezes. Tudo isso eram sonhos - aparentemente inalcançados - mas eu os alcancei. Com Coragem.

O primeiro problema que surge quando você quer mudar é a inveja alheia, aquela que diz:
       - você não vai conseguir!
       - Vai se tornar um fracasso!
       - É muito difícil, nem tenta!

Ninguém gosta de quem muda de direção, ninguém gosta de quem muda de vida. Porque poucas pessoas conseguem fazer alguma coisa por sí próprias e muitas também não querem que você as faça - as vezes, não é inveja, é ignorância mesmo.

Pode ser realmente que você não as consiga, filha. Mas que morra tentando conseguir o que quer. Não fique parada quando tiver triste e puder fazer alguma coisa. Sua vida acaba no momento em que você morre e até lá, você pode muda-las, se assim desejar.

E lembre sempre que eu estarei aqui te apoiando - por mais que não entenda.

Agora vou lá eu - arriscar.

Deseje-me boa sorte.