sábado, 6 de abril de 2013

Montando um cardápio.

Nunca fui fã de cozinha.
Nem de alimentação saudável.

Aí nasce Laura, começa sua introdução alimentar e ela comer 2, 3 colheres por dia.

Aí ela faz um ano.

E vira uma Draga, um saco sem fundo, esfomeada. Come tudo e o tempo todo e aí que minha casa não tem  tinha alimentação saudável. E aí que começo a aprender sobre os riscos de câncer na infância, e aí que a gente descobre que menos de 10% é genético, a maior parte vem de outra coisa:
Dieta. (Cancêr na fase adulta também é devido a dieta, somente nos idosos que tem outras causas). Sendo que criança é um grupo facilmente afetado. (se não agora, sofrerá as consequências de sua dieta infantil quando adulto (entre os 30 e 40 anos), logo que a maior parte dos contaminantes são acumulativos (não saem do corpo e se armazenam até o fim da vida)

E na minha casa tinha:
*industrializados processados.
*refrigerantes.
*frutas cobertas de agrotóxicos.
*sempre as mesmas comidas, sem variedade.
*papinha feita de legumes comerciais, jorrando agrotóxicos.
*carne de frango que cresceram com hormônios diversos.
* peixes que só deus e Maomé sabem a procedência.
* litros de leite - eu adoro - mas nada útil a nenhuma pessoa.

E começo a ir atrás do que eu posso fazer para melhorar a alimentação da Laura e concomitantemente a da minha família - aos poucos, passo por passo - . E encontrei muita coisa legal, saudável, prática e gostosa (e sim, sim, mais caro. Mas saúde não deve ter preço.)

E começo a fazer um cardápio, variado, semanal. De receitas tiradas basicamente do blog do Dudu e nutrição infantil (a última é meio chegada em um açucar, mas é só fazer suas devidas substituições. Para crianças com APLV (alérgicas a proteina do leite de vaca) também tem bastante alternativas.

Meu cardápio dessa semana:
contém o que devo comprar,
quando irei dar cada coisa
e as receitas que devo preparar.














É claro que é mutável, vem da necessidade diária. Mas vou tentando seguir ( o almoço pode virar janta, a janta almoço do dia seguinte e a pera de sobremesa pode ser uma goiaba.)
Nada a Risca.

Vale salientar que estarei comprando produtos orgânicos pela primeira vez - e estou muito empolgada com a ideia! - produtos orgânicos não é só alimentos saudáveis, mas que respeitam a vida do alimento (ou animal), e dos trabalhadores envolvidos. É uma das poucas coisas fiscalizadas no Brasil e com garantia e selo confiáveis. Vale a pena.

Outro parênteses que devo destacar é que por mais que "tudo dá Câncer", a doença eu só salientei porque é um dos meus campos de pesquisa atuais, mas que alimentação saudável nos fornece melhores e maior quantidade de nutrientes sem a ingestão desnecessária de contaminantes, fornece mais energia e para as crianças; um hábito saudável e um aprendizado (texturas, nomes, cores, sabores diferentes e diferenciáveis, além do respeito ao alimento e a natureza).

Links desse post se quiser saber mais:

As delícias do Dudu -  receitas e dicas nutricionais

Nutrição Infantil - Receitas e dicas nutricionais

INCA - Instituto Nacional de Câncer

Tutto Natural - Venda de orgânicos em Santo André (explicação do que é orgânicos também tem no site, entrega em casa)

Harvad retira laticínios da lista de alimentos saudáveis - Link sobre o leite de vaca

Evite o leite...pela sua saúde. - outro link esclarecedor sobre o leite de vaca. (Vale a pena ler)

Sobre a importância da nutrição saudável infantil, esta bombando no google de artigos acadêmicos. Fáceis de achar em diversos campos do conhecimento, da psicologia a área da saúde.

observações:

O aleitamento materno deve ser oferecido em livre demanda (quando e quanto o bebê quiser) até os dois anos ou mais.