quinta-feira, 30 de abril de 2015

Crise dos 3 anos OU a crise da oposição

3 anos aqui e a crise novamente volta. Laura sempre foi regrada com as crises de desenvolvimento. Helô dá um baile nelas e passa por elas - até agora - tranquilamente.

Chegou-se o bebê em casa e Laura deu uma surtada comigo. A situação melhorou. Mas agora já percebi a crise da oposição aparecendo.

Veja, não é a fase do não (essa passada e talvez mais tensa)... é a fase de fazer o oposto do que se pede, do que se argumenta, fase do desafio. Vamos ver o que realmente acontece...

Você fala: Laura, deixa a tinta para depois, porque se não vai sujar muito!
 - ah, vai sujar muito? fazer bagunça?
 - isso!

Quando você vai ver, ela pegou as tintas.

Se você passou pela crise dos 2 anos, isso é fichinha. Se você acabou de ter um filho e sua paciência esta lá embaixo, talvez não tanto.

O melhor é Não mentir.

Uma das coisas que fico mais brava é quando na escola falam que ela vai ver a vovó se for para casa comigo (se ela pede a vovó), que ela vai para o parque (oi? eu vou para casa!) ou qualquer outra MENTIRA.

De outras pessoas isso é amenizado, quando você pega e fala:" não vamos ver a vovó, não vamos ir no parque, iremos para casa." Mas, os pais não devem mentir. confunde a criança.

E sempre, sempre, sempre faça um roteiro com a criança:

 - iremos para casa, faremos xixi, brincaremos um pouco, comeremos um lanche, banho, um pouco de TV, janta e dormir. Lembre que quando dormir, mamãe vai te acordar para ir no banheiro.

Se caminhar como o roteiro, sem problemas. Se algo tiver que mudar, peça desculpas e explique o porquê.

Coisas que mudam o roteiro em casa: Se Helô chorar - é raro - e eu precisar dar atenção exclusiva a ela.

consequências: Ela vai te desafiar. Não vai dormir, vai fazer bagunça, vai se esconder bem na hora que tiver quase indo para o banho....

Problemáticas: se manter no controle, não brigar. Difícil! difícil! estamos tentando avidamente não brigar, mas não são raras as vezes que passamos do limite (nunca bater, mas elevar a voz, ficar muito bravo...).

Pior problema encontrado em casa: Ela acorda as 05 da manhã, as vezes as 06. Estamos sonados, sem paciência e loucos para dormir. Ela não. Normalmente ela acorda depois que eu tento levar ela para o banheiro ou se ela faz xixi na cama. Ela berra, grita e me chuta.

Pior problema encontrado para mim: Ela me dá ordens. isso, ordens: "mãe, fica do meu lado até eu dormir" (até aí ok, mas ela quer que você fique sentada, com frio e te chutando, nem pense em deitar ao lado dela para dormir junto).
"Mãe, quero água agora" (ênfase no agora).
 " Mãe, você não pode dormir" ou a forma mais carinhosa "Porque você esta dormindo?"
Ela parece ter um verdadeiro terror comigo dormindo.

Como passa? estou tentando descobrir. Não, as ordens não são obedecidas e o se segue é uma avalanche de escândalos noturnos.

Por outro lado, ela já sabe do que gosta, já entende os dias que vai para escola, ballet, casa dos tios benzinhos e dos avós. Já entende como se portar na rua: "menina nota 10", esta tendo diálogos muito bons para a idade e esta aprendendo muitas coisas depressa.

Indo para o ballet:

  - mãe, você gosta do ballet?
  - eu gosto filha e você?
  - eu gosto muito mesmo do ballet.



E por eventuais melhoras, ela esta muito mais grudenta também. Adora um colo, um aconchego, um carinho.



São fases, vai passar. Com suas delícias e nem tão delícias assim. Mais uma...