quinta-feira, 2 de maio de 2013

As coisas acontecem por alguma razão...

Hoje, saindo da CPTM eu dou de cara com um cara armado. Ele queria assaltar a bilheteria - aparentemente. Ele por alguns passos, tenta nos levar de volta, com arma apontando para a gente, eu seguro  o homem refém junto comigo, desconhecido, mas preciso de algum apoio. Não quero morrer é meu primeiro pensamento. Minha filha é o segundo. A ação demora alguns segundos. o homem se distraí com a quantidade de pessoas vindo do trem, o guarda fala para a gente correr e corremos. Eu me desespero, choro, tremo. Quero ver minha filha. O homem é pego.

Algumas horas depois percebo o quanto foi importante para mim, dar de cara com esse bandidinho. Segundos mudou minha vida. mudou meu modo de pensar e me fez perceber que pensamentos podem sim ter consequências.


As pessoas adoram falar que são felizes. Que estão felizes. Nos últimos meses eu estava me esforçando para ser, para gostar de alguma coisa, de fazer algo. Não acho fraqueza estar triste, nem falar disso. Mas não é uma coisa que eu iria comentar em uma reunião de amigos ou em um encontro familiar. Tomar um banho, escovar os dentes eram tão árduos para mim, como trabalhar no sol ao meio dia sem chapéu - andava tomando banho 2, 3 vezes na semana e muitas vezes, empurrada para dentro pelo marido - A única coisa que não parei de fazer, foi cuidar da minha filha direitinho, o resto...

Aí ontem estava conversando com o marido, antes de dormir - o assunto principal é que ultimamente estava sempre triste/decepcionada/brava - com tópicos variados e buscando soluções e explicações diversas ao meu humor dramático repentino, no meio da conversa ele mencionou que para algumas pessoas, o fato de morrer ou não, nem importava. Virei de lado e pensei: Eu não me importo. Se for assaltada e me derem um tiro, eu não me importo. 

Não sei se existe coincidência. Não sei se foi um ensino divino.
Mas ninguém nesse mundo teria aproveitado tanto um susto desse como eu. Essa arma, foi feita para ser apontada para mim e para tirar de mim, uma vida mal resolvida. Para mostrar que eu não sou do tipo que não me importa. Eu me importo sim! Não vou dizer: nossa, agora sou feliz! mas já fiz de um dia de cama, uma tarde gostosa.

Tem um amigo meu - ele nem deve lembrar mais que é meu amigo - que depois de uma crise de depressão escondida disse: sorrir por fora é fácil, difícil é sorrir por dentro. Eu sou meio preconceituosa com a depressão - acho mais que no meu caso esta relacionado "com falta de sono". Mas sabe o que? cada fase é cada fase e devemos aprender a lidar com elas da melhor forma possível. Oras, e quem não tem crises afinal?

O susto, rendeu uma bela risada e sincera no final do dia - estou feliz por estar aqui hoje, compartilhando isso com vocês e tentarei fazer o possível para agradecer o bandidinho medíocre que ele fez um bom trabalho hoje e vou recompensa-lo, vivendo da melhor forma que eu possa.

E fica a lição de hoje:

Cuidado com o que pensa...
Com o que deseja...

Pode mesmo se realizar.