terça-feira, 7 de maio de 2013

Ah! Marina Silva...


Ontem teve uma aula magna com a Marina Silva.
Antes eu estava meio assim de participar - ou não.

Mas... Ouvir essa mulher pequenininha falar é uma coisa de louco. Eu já vi muitas ideias e muitos políticos falarem - já passei 1 semana inteira em brasília só ouvindo político/discurso/ideias nada inovadoras. Mas essa mulher... Ela conseguiu me cativar, me conquistar e ser um ser qualquer que transborda. Um qualquer um... que pode fazer a diferença.

Sim, já sei o que estão pensando... ela sabe fazer lavagem cerebral. e... na verdade? Sabe mesmo. Mas sabe quem sabe fazer melhor? A mídia, infelizmente.

Eu sempre tive as ideias bem parecidas com as dela, mas realmente realmente muitas delas eu nem sabia que haviam soluções e ela as dá. E dá com toda a paixão que todo político deveria dar, e tem posição (não, não oposição! Posição mesmo), ela claramente fala das ideias que ela tem, do que ela acha ou "desacha", apóia ideias e não partidos e fez a diferença. Faz. Tenho orgulho de ter alguém assim como ela na política.

Claramente a mídia a odeia, claramente a sociedade gosta dela, em pesquisas de intenção de volto ela esta sempre em penúltimo - na sua primeira vez como candidata a senadora- ela só ganhava de um palhaço na última pesquisa. Mas ela ganhou com a maior votação para senador da história (65% dos votos), nas eleições para presidência "só" 20 milhões votaram nela (muito acima do que diziam as intenções de voto) com 1 minuto e meio de propaganda e muitos estados sem nenhum segundo. Eu conheço alguns (alguns mesmo) que não votaram nela para votar contra alguém, porque ela não tinha chances. AH! ela tinha sim...
Não queremos mais ser meros telespectadores, queremos participar! (Opa, agora eu quero?!) e chega dos mesmos de sempre. Eu, como conhecedora da causa (meio ambiente) sei que estamos precisando dessa mudança e eu que não confio nem na minha sombra- mas,confio nela. Pela primeira vez acredito MESMO em um político e em uma forma de fazer política. Ela vai ser o pontapé da mudança, vamos sofrer -acredito - no começo dessa mudança, mas ela é necessária. Precisamos urgentemente de um modelo novo de política. Essa já deu. Já Faliu. Já era.

Eu adoro ouvir as pessoas a criticarem -não que ela seja perfeita, existem divergências - principalmente quando se trata de "índios" (que é mais uma causa que ela batalha, mas não uma forma de fazer política como muitos associam), como se os 700 mil fossem bêbados, pedissem notebooks e vivessem "sem trabalhar", a cultura indígena é linda - muito mais organizada que nossa sociedade, com valores milhões de vezes maiores e melhores que os nossos - mas a mídia manipula, agride o leitor e ele caí na palma da mão. A bancada ruralista - aquela que desmata e pressionou a mudança do código florestal para anistiar 43 milhões de hectares de mata desmatada (sendo que o brasil pode aumentar o PIB em 50% sem desmatar sequer nenhuma árvore!) esta ganhando todas as brigas, Dilma esta completamente a favor deles - por enquanto- mas eles reclamam, vaiam (vaias ensaiadas claro, para ganhar ainda mais benefícios) e querem mais. AH! Futuro... As pessoas ainda acham que ele não vai chegar e que coisa de meio ambiente é tipo E.T. Só "eco-chatos" se preocupam. Coincidências serem estes cegos que mais sofrem a crise que esta eminente?

Vejo isso de perto, nem argumento, a vida argumenta com estes, mas não querem ouvir, vamos ver até quando.

Alguns impérios gigantescos na história já lidaram com crises parecidas, e nenhum deles resistiu ou se quer acreditou. Vide os Romanos por exemplo, a Ilha de Pascoa entre outros.