terça-feira, 10 de julho de 2012

Ditadura do rosa


 Porque menino tem que usar azul  e menina rosa ? 

       Estranho essa ditadura da moda que nos empoem desde que nascemos a ter apenas aquela cor, aquele vestido, aquele brinquedo (boneca para menina, carrinho para menino).
      Argh! fui criada no azul e nos carrinhos de controle remoto, tinha sim bonecas, mas bola e futebol sempre foram minhas brincadeiras favoritas, também com 2 irmãos mais velhos, não podia ser diferente.
        Sempre odiei vestido, saia e maquiagem (mudou um pouco agora depois de adulta), na adolescência até minha avó achou que eu era homossexual (e quem liga? nunca liguei para estereótipos).
       Até aí, minha mania de meninO nunca deixou de eu me entrosar e ter lá os namoradinhos na minha adolescência, agora em fim chegou a vez da Laura:
        90% das roupas dela são de menino (e daí?), os outros 10% uso para sair porque acho eles uma graça e ela não deixa de ficar linda em qualquer roupa, não curto a ideia de comprar boneca para ela no futuro (qual a graça?) mas se ela quiser também não me importo, mas ela vai ter as opções de bonecos, carrinhos, legos e vassourinhas (porque não?).
         Acho estranho ditar o que ela ou ele devem brincar/ usar, tudo é criança, infância, inocência, não deveriam (e as mães também não) ligar para o que aparentam, para o que gostam, contanto que gostem, que não sentem frio/calor e que seja confortável, não?
          Não nego que as vezes brinco de boneca com a Laura, mas faço isso dos dois modos, para vestir a Laura de rosa e de verde/azul (aliás, amo esse conjuntinho que ela esta agora) é claro que a aceitação na rua é maior quando o rosa esta estampado, e já saí com ela algumas vezes de azul e ouvi tantas vezes "que bonitinho", mas... paciência, a gente vai levando e nadando contra a correnteza, vamos ver o que estou semeando em 20 anos (ou menos) e até lá não temos como descobrir o que vai dar, mas até aí, ditadura do rosa não né?
          Esta aí, uma filha que eu odiaria  não gostaria que ligasse para marcas e preços de roupas (e que também não fosse totalmente oposto como eu era, que  odiava ir ao shopping, vide vóvs para comprovar)...