sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dia dos Avós.

"Quando nasce um filho, nasce também um pai e uma mãe", aqui em casa, por ser também primeiro neta, nasceu também 4 avós com tanta intensidade quanto nasceu os pais, com menos intensidade (ou talvez menos perceptível por não termos tanto contato) nasceu 5 bisavós.

  Nos últimos 4 meses percebi que existe bem claramente o papel de avó e de avô e difere muito nos papéis que exerceram durante a minha gravidez, é claro que essa é minha percepção e isso pode mudar de família para família, e nem que estes papéis sejam bons ou ruins, são simplesmente papéis.



Durante a gravidez


  Talvez pelas avós já terem passado pela gravidez e depois o período puerpério que em muitas ocasiões trazem um desgaste físico e emocional, o papel delas foi muito de se por no "meu" lugar, refletindo suas experiências em mim, o que muitas vezes me sobrecarregou um pouco e outras fizeram com que eu antecedesse experiências que eu iria ter, tendo mais munições para lidar com elas quando chegasse.

    Já os avôs, foram mais romantizados, mais como um "vou ser avô, que lindo" (não tão "bicha" assim, mas só para entender a ideia.) Me dando liberdade e segurança para eu poder me manifestar de todas as formas.


 Com o nascimento da Laura,


     Na hora do nascimento, existe a transição do avô e da avó para este novo período, o da criança real, que pode pegar, tocar, em fim, exercer mais táctil mente o seu papel. 


     A Avó, que antes tinha o papel de "jogar" suas experiências, agora tem o papel de proteção, apoio e respeito, podem não concordar com o teu jeito, mas o respeita, cuida da tríplice "mãe-filho-pai" como um só. mais como "o bem estar do bebê, depende do bem estar dos pais".


     O Avô, é individualista, frequentemente discorda das decisões dos pais (ou da mãe) e exerce o papel de "provocador", quer proteger o individuo bebê e muitas vezes dos próprios pais (que os tem como inexperientes e irracionais) . Respeita, como lhe cabe como  um homem "maduro", mas a irracionalidade não os deixa perder o olhar de reprovação, opostamente, quer estar sempre junto, do lado, fazer parte da tríplice, o que equilibra, pois o impede de dizer realmente tudo que pensa. 


O importante porém, é que ambos (ou os 4) querem só o bem da criança e a ama, assim como a criança, em seu tempo certo amará, tão incondicionalmente quanto, os avós a amam.
=D


   Sou grata pelos avós que minha filha tem, porque do jeito deles, são os melhores avós do mundo ( e tenho certo, de que em pouco tempo ela concordará comigo).

     Feliz Dia dos Avós!!