quinta-feira, 14 de junho de 2012

Em Pauta...

Parto domiciliar.

      Apesar de estar acompanhando desde antes da gravidez, no domingo passado teve uma reportagem no fantástico (veja aquisobre parto domiciliar, com o vídeo de uma mamãe que teve seu filho em casa.
      Antes de ter a Laura eu cogitei algumas centenas de vezes ter o parto em casa, mas minha "pesquisa" constatou que ia dar só a bagatela de 12.500 reais. Por este único motivo eu não o tive... sonho que no próximo esse preço possa abaixar e eu possa ter em casa (ou se eu não puder ainda, terei em uma casa de parto!).
      Veja, eu tive parto normal humanizado (em um hospital público referência em parto normal humanizado), mas passado algum tempo, descubro que ele não foi assim tão humanizado, hehehe, não precisava ter recebido tanto exame de toque e nem ter me botado o terror para fazer força (tanto que antes de querer, eu não fiz, só fingi), mas me respeitaram... tive o filho aonde eu quis e sem anestesia e ocitocina. O próximo quero que seja ainda mais natural, só eu mesmo, o vini e uma parteira (obstetriz, doula), acho que a escolha é Minha, assim como a escolha de uma mãe ter uma cesárea deve ser respeitada, a minha decisão também.

    Essa foto era quando eu estava no chuveiro 1 hora e meia antes da Laura nascer, o treco no meu braço foi para tirar sangue e ver se eu tinha HIV e tipo sanguíneo (mesmo estando no meu pré-natal) e depois que a Laura nasceu colocaram soro (provavelmente desnecessário), mas é porque minha pressão estava baixa, eu tremia muito depois que ela nasceu. E só me tiraram esse treco no dia que fui embora (injetavam buscopan liquido, para quê eu fiz a imbecilidade de não perguntar)...
     Apesar da cara, foi o momento mais gostoso do meu trabalho de parto (sem contar a hora do expulsivo que também é bem legal e não sente dor nenhuma, hehehe), essa hora eu só pensava "obrigado deus por esse momento maravilhoso, pela filha linda que esta me dando e por me dar a chance de passar por isso", quando fui para o quarto eu só pensava "porque você não me mata logo de uma vez??" hahahahaha, ossos do ofício.

-----

          A discussão agora é sobre o conselho de medicina do RJ que esta abrindo uma denúncia contra o médico que defendeu o parto domiciliar na reportagem do fantástico (leia aqui) e só para apoiar a causa que acho que faz todo sentido do mundo:
 
Pra quem não está entendendo NADA


O Conselho de Medicina do Rio de Janeiro, que representa a maioria dos médicos que marcam cesáreas às vésperas dos feriados em bebês com 36/37 semanas que vão direto pra UTI neonatal por prematuridade, este mesmo conselho que apóia a taxa de 90% de cesárea da rede particular, sugeriu punir o médico que deu seu depoimento a favor do Parto Domiciliar Planejado na reportagem do Fantástico no domingo passado.


E então muitas e muitas mulheres pelo Brasil afora que tiveram seus filhos em sua casa de forma segura, planejada e respeitosa não admitiram que um órgão desatualizado e prepotente sequer SONHE em ditar o que cada uma de nós mulheres deve fazer a respeito de seus partos e filhos. Porque todas essas mulheres que comparecerão à esta grande mobilização e mais tantas outras que apóiam, não escolhem ser mães para ter o enxoval mais lindo do mundo, ter o carrinho mais caro do mundo e para se enquadrarem num modelo caquético de maternidade que levou e leva a todas as atrocidades e falta de cidadania desta atual geração. Estas mulheres SÃO muito mais, não porque pariram por via vaginal, e sim porque ESCOLHERAM e tiveram seu direito garantido, e porque carregam todo o amor pela humanidade nas costas sem peso, sem fardo.





  tirado do Facebook...





E para quem quiser participar dessa causa em peso, teremos uma Marcha do parto em casa que será realizado nestes locais abaixo: 








MARCHA DO PARTO EM CASA

Rio de Janeiro - RJ
Local: Praia de Botafogo, altura do IBOL - Passeata até o CREMERJ (Rua Farani)
Data: 17 de Junho, domingo
Horário: 10h da manhã
Contatos: Ingrid Lotfi  (21) 9418-7500

São Paulo - SP
Local: Parque Mário Covas (atrás do Trianon) - Passeata até o CREMESP
Data: 17 de Junho, domingo
Horário: 14h da tarde
Contatos: Ana Cristina Duarte  (11) 9806-7090

São José dos Campos - SP
Local: Praça Affonso Pena perto dos brinquedos
Data: 16 de junho, sábado
Horário: 10h da manhã
Contato: Flavia Penido  (12) 91249820

Campinas - SP
Local: Praça do Côco /Barão geraldo
Data 17 de junho, domingo
Horário: 14h da tarde
Contato: Ana Paula  (19) 97300155

Ribeirão Preto - SP
Local: Esplanada do Teatro Pedro II
Data: 16 de junho, sábado
Horário: 14h da tarde
Contato: Marina B Fernandes  (16) 9963-9614

Sorocaba - SP
Local: Parque Campolim
Data 17 de junho, domingo
HOrário: 10h da manhã
Contato: Gisele Leal  (15) 8115-9765

Ilhabela - SP
Local: Praça da Mangueira
Data: 17 de junho, domingo
Horário: 11h da manhã
Contato: Isabella Rusconi  (12) 96317701 / Alejandra Soto Payva  (12) 91498405

Vitória - ES
Local: Praia de Camburi - Ponto de encontro em frente ao Banco do Brasil
Data: 17 de Junho, domingo
Horário: 9h da manhã
Contatos: Graziele Rodrigues Duda 8808-8184

Brasília - DF
Local: próximo ao quiosque do atleta, no Parque da Cidade - Passeata até o eixão
Data: 17 de Junho, domingo
Horário: 09h30h da manhã
Contatos: Clarissa Kahn  (61) 8139-0099 e Deborah Trevisan  (61) 8217-6090

Belo Horizonte - MG
Local: Concentração na Igrejinha da Lagoa da Pampulha
Data: 16 de junho, sábado
Horário: 12h30 da tarde
Contato: Polly  (31) 9312-7399 e Kalu  (31) 8749-2500

Recife - PE
Local: Conselheiro Portela, 203 - Espinheiro - Em frente ao CREMEPE
Data: 17 de junho, domingo
Horário: 15h da tarde
Contatos: Paty Brandão  (81) 8838 5354 \ 9664 7831, Patricia Sampaio Carvalho

Fortaleza - CE
Local: Aterro da Praia de Iracema
Data: 17 de junho, domingo
Horário: 17h da tarde
Contato: Semírades Ávila

Salvador - BA
Local: Cristo da Barra até o Farol
Data: 17 de junho, domingo
Horário: 11hrs da manhã
Contato: Daniela Leal  (71) 9205-9458, Anne Sobotta  (71) 8231-4135 e Chenia d'Anunciação  (71) 8814-3903 / 9977-4066

Curitiba - PR
LOcal: Rua Luiz Xavier - Centro - Boca Maldita
Data: 16 de junho, sábado
Horário: 11 hrs da manhã
Contatos: Inês Baylão  (41) 9102-7587

Florianópolis - SC
Local: Lagoa da Conceição - concentração na praça da Lagoa, onde acontece a feira de artesanatos
Data: 17 de Junho, domingo
Horário: 15h
Contatos: Ligia Moreiras Sena  (48) 9162-4514 e Raphaela Rezende (raphaela.rnogueira@gmail.com)

Porto Alegre - RS
Local: Parque Farroupilha (Redenção), Concentração no Monumento ao Expedicionário
Data: 17 de junho, domingo
Horário: 15:00hrs
Contatos: Maria José Goulart  (51) 9123-6136 /  (51) 3013-1344





   E aí cremerj? Não queremos seu conselho!