sexta-feira, 8 de junho de 2012

Creche

Existe um assunto mais agoniante para uma mãe grude com sua filha? 


        Fui visitar 3 creches aqui perto de casa, a primeira é a que parecia mais rica, mas também sempre achei estranho os pais chegarem com seus carros novos e descartarem seus filhos nela como se eles fossem um problema. Converso com a recepcionista (ou diretora, sei lá), falo que quero deixa-la somente 3 dias por semana durante 6 horas. Ela fala que só aceita período integral os 5 dias. "porque a mãe também precisa de um descanso".
         Me assusto, Oi? a mãe precisa de um descanso do que? de um bebê de 4, 5 meses que deveria ficar com ela 24 horas por dia?
         Faço cara de alface e pergunto o preço da bagatela, algo por volta de mil reais. no momento uma criança de uns 3 anos passa, a mulher grita com ele "sua mãe esta te esperando no portão a horas!" Mais um susto, mais um baque. penso comigo, " e essa é a mais cara, to ferrada...".
         Vou na segunda, ,a que parece mais pobre, as crianças são de classe baixa, eles aceitam qualquer negócio, fica combinado 270 reais 5 dias durante 6 horas, não preciso pagar a matricula, durante 3 dias eles abaixam o preço, são muito solícitos, mas fico como medo, parecem que não sabem nada de nada, perguntei se aceitam Leite Materno a resposta foi "fazemos o que quiser", parece bom... mas meu coração não bate a favor. aquela pulguinha atrás da orelha.
         Vou na terceira, o preço é mediano, a renda das famílias parece mediano, tem só uma vaga, 5 crianças por cuidador, aceita LM, tem aulas extras quando ela for maior. achei um bom ambiente, não é perfeita (longe disso), mas é a melhor que tem a me oferecer com um preço acessível.
       
Agora, a realidade:

               Interessa a qualidade da creche se é mais do que sabido que o melhor ambiente para a criança é ficar com os pais em tempo integral até ao menos 1 ano de idade?
                E se eu posso me abdicar de certas coisas para ficar com ela neste período, não é melhor que eu o faça? se assim me agrada? papai não esta convencido disso, ninguém na verdade.
                Estou aproveitando cada segundinho de mamãe integral, trabalho melhor não existe, exige dedicação, paciência e amor, amor e amor. Queria poder eu escolher cada caminho de sua trajetória, segurar suas mão em momentos difíceis, ser ouvidos e abraços aos seus prantos, guia-la, aconselha-la. Mas criamos os filhos para o mundo, o criamos é pai e mãe, não escola, não essa sociedade doentia (que faço parte em número e grau !) deixa ela ser neném por 1 anos ao menos. 1 ano, o que é um ano para nós? o que significa este ano para ela? será mesmo que não compensa.

            desencana Aline! fico até magoada de ouvir tal heresia. mas fazer o que, o que bate no peito só quem é mãe sente.
       
           A minha vontade é dar a ela tanto amor quanto ela queira. isso é errado?