quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Coisas que estão me ajudando... organização

Ser mãe de duas não é fácil. Ser mãe de duas com casa, trabalho, interesses (sim!), estudo e mãe também não, mas não é impossível (ou eu que quero que não seja, rs).

A verdade é que tudo isso é um começo e estou sabendo que estou no auge da empolgação (estou!), vim estudando a teoria de arrumar minha casa e minha vida faz uns meses, mas pouco tempo que estou colocando em prática realmente.

Eu vou falando como uma forma de te ajudar também, passo a passo e zás. Mas na verdade verdadeira acho que a teoria é 10 ou 20%, o negócio mesmo é ter vontade e empenho (não, não ser escrava).

Na teoria:

1. Eu peço ajuda.
Eu sei, eu sei. É horrível pedir ajuda, mas é o que me salva (só peço quando o limite acabou e preciso ao menos voltar a ele, mas sim! Eu peço!) e é quando eu mais aprendo. Perdi o medo e a vergonha de ser ajudada, vergonha mesmo tenho de fica na ignorância e na dívida. (pronto, falei!)
Para quem eu peço ajuda? Para quem eu puder. Peço ajuda se não sei algo na TL via facebook - como pedi muito em termos de organização - peço ajuda para minha mãe com a casa quando ela vem, ou para cuidar das crianças via webcam ( e pediria para mais pessoas se estiverem dispostas) - peço ajuda em termos financeiros para quando a conta além de não bater ultrapassa limites de créditos (nem sempre acontece, mas acontece.)

2. Eu Leio.
Apesar de estar embutido que as pessoas deveriam saber arrumar e organizar a casa desde que nascem isso na vida real não acontece, então eu leio para saber como isso acontece. Em termos financeiros, gosto muito do Cerbasi, em termos de organização gosto do Marie Kondo e para me dar auto estima adoro livros como a GV.

3. Eu pergunto. Eu pesquiso.

  Se não sei algo eu pergunto para quem sabe - ou para quem poderia saber. Normalmente a gama de respostas já me dá um caminho a ser pesquisado e pesquiso. Coloco em planilhas, uso o Trello e passei a usar planilhas a mão (para o trabalho eu também tenho para Excell):


4. Eu durmo, eu me alimento e eu Respiro.

São as três coisas que eu dou prioridade acima de qualquer outra. Eu durmo quando tenho sono e acordo quando quero (ou quando já dormi ao menos o suficiente), para quem tem bebê pequeno que acorda a noite isso no mínimo é essencial se puder. Fora isso eu me alimento (com altos 42 kilos nem posso fazer diferente, além da dieta restrita que faço para amamentar o meu bebê isso é vital) e eu respiro e isso não significa só o ato de respirar, mas eu não vivo, não fico feliz sem escrever ou conversar, então preciso fazer isso para ao menos conseguir respirar. 

5. Prioridades.

Nem sempre consigo fazer tudo - sinceramente, quase nunca - então eu dou prioridades que mudam conforme o dia. Eu poderia dizer que são as crianças, mas seria mentira. Em muitos dias preciso trabalhar e dar prioridade a isso (afinal sou dependente totalmente dessa renda), mas na maioria das vezes as crianças e dar atenção a elas é prioridade. O que eu sempre deixo por último é a casa. Sempre, então leia-se que minha casa quase nunca esta totalmente organizada e limpa.
É bom colocar nesse tópico que compromissos sociais (sabe, sair para conversar? ir em uma festa? almoçar fora?) são priorizados em fins de semana. As vezes umas horas saindo desestressa, acalma e faz o resto fluir melhor e mais rápido.

6. Tabelas que podem ser de ajuda para organização do dia - a -dia:

Para congelar comida e fazer supermercado, use:

Dicas para congelar legumes

Download de cardápio mensal

Prática.

Estou no ínicio da prática, mas já percebi algumas coisas que adiantam:
1. Jogue o que puder  fora.
2. Doe o que puder, o que não usar e o que não gostar.
3.Volte ao item 1 e 2. Faça tudo de uma vez. Simplesmente descarte. Desapegue. Amplie espaços. Doe livros, roupas, utensílios de cozinha, brinquedos e Tudo que não usar. Desapegue de roupas de "ficar em casa", rasgadas e com manchas.
4. Venda o que tiver algum valor e que seus amigos não precisem. Reverta o dinheiro para pagamento de dívidas ou para poupança.
5. Cozinhe uma ou duas vezes por toda a semana.
6. Use caixas para melhorar a visualização das coisas que você tem. Se não der para enxerga-las todas de uma vez, então volte ao item 1 e 2.
7. Você fez um cronograma, certo? Siga-o o quanto puder, mas siga mesmo
8. Desligue o wi-fi e a internet do seu celular quando puder. (mais horas = mais coisas feitas)
9. Para economizar: prefira fazer do que comprar pronto.
10. Só compre o que saiu para comprar. Não compre de impulso, segure-se.
11. Faça ao menos 1x por semana NADA. Eu corro todo sábado, é minha forma de desconexão. Arranje a sua.


Se tiver mais dicas para quem esta iniciando - como eu! - por favor nos diga!