segunda-feira, 25 de agosto de 2014

E começou-se a nova era - do desmame.

Fazia um tempo que queria escrever sobre isso - enfim, não queria adiantar as coisas.
Mas as "coisas" estão caminhando como devem ser.

Eu - EU - que sempre quis ser protagonista da minha história, que EU que fiz o meu PARTO, eu PARI que nunca permiti dizer que tal "médico" fez meu parto, que tal pessoa fez algo por mim - eu deixo de lado o meu eu, deixo de lado para permitir o ser que meu Eu desenvolveu ser protagonista também da própria história.

Ela, Laura, que desfraldou sozinha - e que nunca permiti dizer que eu que desfraldei que seria falácia, MENTIRA - que foi sua conquista própria, sozinha, no tempo que quis, agora esta aos poucos fazendo sua outra conquista, porque QUER, porque a história é DELA e porque ela esta se sentindo a vontade de faze-lo, ela esta enfim (ou já) desmamando.

Esta história de desmame natural que sempre só ouvi falar, agora acontece em casa. Meu bezerro,  sozinho não mama mais quando chega da escola, não mama mais antes de dormir, não mama mais no carro ou no ônibus e já passou dias sem mamar (PASMEM, porque eu estou pasmada!), e só pede o tetê quando se sente insegura para dormir (sempre na rua ou na casa de alguém) ou quando tem pesadelo (facilmente trocado por qualquer comida).

Meu neném,  agora já se diz independente, não quer ajuda para tirar a roupa, para se vestir, para comer ou para qualquer outra coisa, tão pouco quer o conforto de um tetê - ah, prefere dormir deitadinha no sofá recebendo um carinho.

Toda ela, toda independente e segura, deixa uma mãe a observar orgulhosa sua história e suas conquistas. Sabemos - eu sei - que deixar o cordão umbilical já é difícil e deixar por sí só o peito é ainda mais, desvincular da mãe é algo audacioso, que requer coragem, ainda mais para se fazer sozinha.

Ah não meus caros, não pense que o gosto do leite mudou ou que não tenho mais leite - não, não pensem isso - o leite continua sendo abundante e uma delícia (vide sua última doença que não largou o tetê e que vomitou LITROS de leite) e sabemos que o desmame natural pode demorar MESES e que pode ser facilmente regredido em uma doença ou até no nascimento do bebê, caminharemos no seu ritmo, caminharemos na sua vontade, assim como viemos fazendo e  retrocederemos se assim ela precisar, um passo para trás também é importante para pegar impulso.

Vide uma menina que não quis saber de tetê na quinta, sexta e nem sábado e que só pegou (nem um minuto) o tetê na casa do avô no domingo e já fazem 24 horas deste fatídico momento.

A mãe aqui vive uma felicidade mista, de perder seu bebê, mas ganhar uma linda criança! =)

E aqui fica, última foto nossa amamentando , que saíu no jornal do Grande ABC (link aqui)