quinta-feira, 29 de maio de 2014

A volta da escola: exercício da calma para o sabor da experiência.

Eu coloquei este texto no Lá Vem Lalá, mas na verdade, tem tudo haver com este diárioblog:

A escola da Lalá fica uns 10 minutos de casa a pé (isso porque não temos carro), com ela fica mais ou menos há 40 minutos de distância. Mas isso tudo tem uma rotina e um valor muito grande para ela e o meu papel é respirar e deixa-la explorar - e ensinar quando solicitado.

Saímos da escola e já nos deparamos com uma clínica veterinária e várias casas com cachorro, dois pequenos e um grandão. Invariavelmente latimos e demos ênfase como o cachorro grande é realmente muito muito gandi (um Dog Alemão), ao virar a esquina nos deparamos com flores pequenas que as vezes tem estes "gametas" (posso chamar assim?) que dispersam com o vento - ou o sopro. E quando achamos um é uma alegria, assopramos até desprender tudo, é muito legal!


Passamos por uma descida, na qual apostamos corrida de mãos dadas, ao pararmos existe várias "uvas japonesas" no chão (deve ser época), comentamos sobre as uvas japonesas, pegamos algumas que tenham sido salvas por pés apressados e continuamos a nossa caminhada:

 Atravessamos ruas olhando para os dois lados, observamos números de telefone e passamos por uma faculdade que tem um desenho que achamos igual o papai (olha o papai!), comentamos que estamos com saudades do papai e começa-se um diálogo de como foi o meu dia e como foi a escola dela - normalmente 3 ou 4 frases sucintas - e logo estamos cantando borboletinha, marcha soldado ou músicas que ela lembra - ela sempre escolhe. Quase terminando a subida, existe um pipoqueiro e em volta vários pombos - olha mamãe o pombo - e tentamos pegar o pombo, mas nunca conseguimos.


                                       

Atravessamos a rua, passamos pela farmácia, subimos na balança, nos pesamos algumas repetidas vezes até o sinal abrir e passarmos. Encontramos um vão de escada, que dá para descansar um pouco antes de continuarmos, e sentamos:

Balança-se os pés, fazemos comentários sobre as pessoas que passam (normalmente respondendo a elas algo perguntado), descansamos, respiramos e continuamos o caminho, agora na descida corremos um pouco (1,2,3 e já!)...

Atravessamos a rua e damos de cara com a quintada. Tantas frutas! Dizemos os nomes delas e contamos quantas tem (ou as vezes é só olha outra banana, outa banana, outa banana...)

continuamos descendo a rua, passamos por um restaurante na qual o vidro reflete nossa imagem e nos divertimos um pouco com caretas e linguas, entramos na nossa rua - um verdadeiro estacionamento de carro - e falamos as cores dos carro (olha mãe o carro preto, o carro verde..)


Antes de chegar em casa normalmente nos encontramos com a gatinha Mia, paramos para acaricia-la durante alguns minutos e aí sim, chegamos em casa - quase - porque ainda paramos nos registros da água e contamos os degraus das escadas para descer:


Isso todos os dias, com pequenas variações.

O porque coloquei nossa rotina de volta a escola aqui?

Porque tem tudo haver com passar um tempo com os filhos da melhor forma possível - acredite se quiser, eu acordei 6 da manhã, faculdade, ando 5 km por dia - por que eu tenho que, e não porque quero - tenho que fazer trabalho, entregar trabalho (trabalho com pesquisa), tenho uma pilha de roupa para passar, mais louça e infinidades de coisas para casa - mas SEMPRE me reservo estes 40 minutos de passeio com ela. É o horário que ela mais absorve as coisas na prática e o momento na qual eu me mantenho mais calma - longe do mundo corrido - é bem um exercício para mim - da calma - e ela experimentando os diversos sabores da vida real.

Vale a pena tentar um dia não "andar rápido" quando estiverem com as crianças, elas descobrem um mundo que nunca paramos para ver.