domingo, 30 de março de 2014

Terrible Two: A fixação.

Como disse no post anterior, algumas coisas mudaram por aqui:

A hora do banho tornou-se um tormento, birras fora de hora e sem motivo aparente, ruptura com o vinculo materno abruptamente e a fixação por algo.

Este algo era nada mais e nada a menos que o desenho do Pocoyo:


Aparentemente inofensivo, assistimos este desenho 197642784725676 vezes cada episódio e mesmo decorando todas as falas parecia que o negócio não enjoava. Ela acordava e pedia o pocoyo, independente do horário que ficava o tal do desenho, no momento que desligasse - para qualquer coisa, comer, ir a escola, brincar - era um berreiro infindável.
Pensei em tirar a televisão, em nunca mais colocar o pocoyo, em trocar o desenho por outro desenho (o que não funcionava de forma alguma) e mais uma vez pedi ajuda aos universitários (vide mães amigas). 
E as dicas foram diversas, desde: " deixa a menina na frente da TV", até "tira a TV da sala ou some com este desenho", entre estes, o meio termo mais apropriado foi:

 - dê um livro do Pocoyo.

Ela já tem os personagens, ela tem livros diversos - não do pocoyo - e realmente achei que não ia surtir efeito, saímos para o shopping e compramos um único livro disponível do desenho e Tananã!!


Ela não esta mais pedindo para assistir o desenho - e se pede prefere o livro quando o mostramos! Gente! De verdade?! foi uma revolução! esta bem que já decoramos as falas do livro também de tanto que já o lemos, mas mais que isso... ela brinca e cria as histórias do pocoyo sozinha também. =) Trocamos a criatividade e alienação envolvida, sem mudar o tema e sua preferência - logo que a fixação é algo característico dessa fase e é natural e saudável existir.

E deixo aqui também outra coisa que descobrimos ontem a noite, que funciona SIM! para combater aquela birra sem sentido, mas que as vezes precisa um pouco de criatividade e CALMA para mudar o foco:
Link aqui : Pai inventa método para fazer filha parar de chorar.

Hoje o número de birras foi igual a zero, apesar delas terem começado, não duraram nem segundos para estressar alguém. Confere!
Ainda temos outras questões e soluções para buscar:
 o desfralde (que aqui começou, mas não estou sabendo conduzir), a temível hora do banho entre outras... Dicas, links, experiências e outros, mande aqui nos comentários!

Obrigada!