quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Lalá Aranha em: Fantasias de um mundo mais livre.

desculpe a montagem gente, tinha que fazer, hahaha

Laura esta na fase das fantasias, ao mesmo tempo que a escola define para ela o sexismo na infância. Aliás, a escola não. A sociedade.

Ela tem fantasias de tudo que ela gosta, de princesas, de palhaço,  de homem aranha, Batman, Robin, da Minnie.

E quase todo dia ela coloca uma fantasia diferente, uma encenação diferente. Ela brinca do que ela quiser, sem muitas interferências.

A infância é livre, ao menos aqui em casa. O meu medo é que seja só aqui em casa. No mundo real as situações sexistas se apertam e nos encurralamos para tentar fugir delas, mas esta cada dia mais difícil:


Fomos comprar um patins - aliás, mostrar a ela o que era um - e entramos na loja de brinquedos (a Ri que é Happy) e perguntamos felizes se tinha patins, a resposta foi negativa por ela ser menina e "você não vai gostar do que tem".
No fim, tinha exposto patins de homem aranha e toy story (ambos que minha filha ama!). Mostrei a minha filha empolgada os patins que tinha, tentando apagar o que a moça tinha dito da cabeça dela, enfatizando o quantos eles eram legais e que ela podia andar com eles sim, mas que iríamos procurar em outra loja um só azul, do jeito que ela queria!

Na escola o Ballet é para meninas e judo para os meninos. Reforçando estereótipos. Ela que era tão boa em luta na outra escola. Levei a pauta. Ninguém deu bola. Não é uma questão relevante.

Em outra ocasião ela precisava levar uma toalha de rosto para escola, ia levar do homem aranha, desistiu no caminho, "meus amiguinhos vão falar que é de menino mãe". Conversei, falei para ela que era de todo mundo, ela concordou, mas pediu para não levar. Levou do Patati, a contragosto da mãe. 

E antes dos 4 anos, suas asas já estão sendo pressionadas, cortadas, fragilizadas. Abaixo a cabeça, não sei como argumentar, só suspiro: Brinquedos são de todos, desenhos são de todos. Tudo é de menina e de menino. Ela não responde. 

Minha filha não é ainda toda empoderada, escola nova, muitos desafios. O mundo vencendo algumas batalhas, mas ainda temos muitas pela frente.

Passa-se alguns dias,  ela vem feliz: Quero colocar vestido! E a capa do homem aranha!

E ela coloca e saí na rua Poderosa. Ela pode ser quem ela quiser ser. Ela sabe disso.

Meu orgulho,